segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PRESSÃO DO VESTIBULAR: O QUE FAZER?

Em casa, os pais falam: “Você precisa entrar na melhor faculdade”. Na escola, os professores reforçam: “O curso superior vai garantir seu futuro”.

Na roda de amigos, o clima de competição se instala: ninguém quer ficar para trás. Essas três cenas são comuns para quem está prestando vestibular e servem para ilustrar a pressão que os jovens enfrentam na temporada de preparação para os exames. Isso sem contar a cobrança que vem de si mesmo.

O vestibulando passa a entender que a aprovação numa boa faculdade é uma. Por mais importante que seja o vestibular na vida de um jovem, pais e professores devem entender que a pressão e cobrança exageradas podem prejudicar o desempenho dos candidatos durante as provas.

Para a realização de uma boa prova, o mais importante é o equilíbrio emocional, essencial para responder as questões com concentração e segurança.

Quando termina o Ensino Médio, não necessariamente o aluno está preparado para encarar a vida universitária, como pensa a maioria dos pais. Nem sempre o vestibulando faz uma escolha consciente ou está maduro o suficiente para encarar uma faculdade. Às vezes, é melhor fazer mais um ano de cursinho ou até mesmo um curso técnico. Isso ajudará o jovem a escolher melhor a profissão que pretende seguir e até sentir-se mais seguro e maduro.

Para diminuir a pressão, pais e professores têm funções centrais. Eles nunca devem fazer comparações entre o desempenho dos filhos ou colegas, nem apontar o vestibular como a única saída para uma vida feliz e de sucesso.

Os pais e professores devem acompanhar os alunos, procurar ouvir suas dúvidas, mas acima de tudo, transmitir a eles tranquilidade para esse momento. Cada vestibulando deve procurar atividades prazerosas para compensar o estresse dos estudos.

E você se sente pressionado?





Nenhum comentário:

Postar um comentário