sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Progressão artimética (PA)


Fórmula da soma e do termo geral - 2º ano do Ensino Médio


Imagine um casal de coelhos recém nascidos, supondo que após um mês esse casal possa procriar e gere um novo casal de coelhos. Por sua vez, esse novo casal, após um mês, dava origem a um novo casal. Supondo que a cada procriação não haja nenhuma morte, quantos coelhos seriam gerados em seis meses?


De acordo com o enunciado do problema, temos a seguinte progressão de números:

Mês                                         1o. Início       2o.     3o.    4o.    5o.    6o.

Número de casais de colelhos        1              1        2       3       5       8


Note que cada número é igual à soma dos dois anteriores. Essa é a famosa seqüência de Fibonacci, com aplicações em diversas áreas. No exemplo acima tem-se que o primeiro elemento, a1 = 1; o segundo,a2 = 1, a3 = 2 etc. Logo, a seqüência será  a1,a2,a3,...,an,  sendo n o número de elementos da seqüência.


Lei de formação

Para uma seqüência ser lógica, ela precisa ter uma lei de formação que determine qual será lógica de seu escalonamento.

Por exemplo: na seqüência de Fibonacci, a regra é que o número seguinte será sempre a soma dos dois anteriores.

Uma curiosidade: Em (2,3,5,7,11,13,17,...) a seqüência dos números naturais primos, a fórmula que possibilita achar o próximo número, ainda não foi descoberta, você se habilita?


Veja as seguintes seqüências:

a) (1,3,5,7,9,11...)
b) (40,35,30,25,20,15,10,5,0,-5,-10,...)

A lei de formação da seqüência a) é somar 2 ao número anterior, e na b) diminuir 5.

Toda seqüência em que a diferença entre um número e seu anterior é constante recebe o nome de Progressão Aritmética, ou, simplificadamente, é conhecida pela abreviatura P.A..

A diferença entre os termos é chamado de razão r.


Fórmula do enésimo termo

Pela definição de P.A., a fórmula do segundo termo é:

Logo pode-se deduzir que para um termo qualquer  an:

Fórmula da soma de um a P.A.

Um professor de matemática, tentando manter a classe quieta, propôs um problema: somar todos os números de 1 a 100. Para a surpresa do professor, logo em seguida, um aluno, Karl Friedrich Gauss (mais tarde um grande matemático) deu a resposta: 5.050.

Surpreso, o professor perguntou como Gauss conseguira o resultado tão rapidamente e ele explicou seu raciocínio:

Ele notou que o 1º número mais o último era igual a 101 e que o 2º mais o penúltimo também era igual a 101:

como existem 50 destes termos tem-se:


Logo, ele descobriu a seguinte fórmula da soma de termos de uma P.A.:


Devem ter sido uns anos bem difíceis para o professor de Gauss, ou será que ele aprendeu muito com seu aluno?

Fonte: Uol Educação

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