quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fatos, mitos e verdades da Física

Você já deve ter ouvido muitos fatos e comentários relacionados à Física. Mas será que todos eles são verdade?

FATO: Os raios nunca caem duas vezes no mesmo lugar.

Mentira. Os raios não só podem cair duas, mas três, quatro, cinco vezes no mesmo lugar. A descarga elétrica percorre as nuvens até o chão e tende a atingir os locais mais pontiagudos que se destacam da região da queda. Este local pode ser uma árvore, um jogador um campo de futebol, ou um para-raios. Então, se este mito fosse verdade, os para-raios seriam inúteis, já que não seriam atingidos novamente.

FATO: Astronautas flutuam no espaço por que lá não existe gravidade.

Mentira. O fato dos astronautas flutuarem quando estão em órbita ao redor da Terra se deve justamente pela existência da gravidade. O que ocorre é que a aceleração centrípeta da nave ou estação espacial tem o mesmo módulo da aceleração da gravidade; assim, elas se anulam e nenhuma força age sobre o astronauta em direção do solo da nave. Lembre-se que é a gravidade da Terra que faz com que a nave orbite a atmosfera sem, no entanto, cair de volta no planeta.
 
FATO: A água aquecida no forno de micro-ondas pode explodir.

Verdade. Quando aquecemos algo no forno de micro-ondas, as ondas, grosso modo, aquecem as moléculas de água presentes nos alimentos, fazendo que com o vapor proveniente deste aquecimento deixe-os na temperatura desejada. No caso da água, a água se aquece a temperaturas maiores do que o seu ponto de ebulição (aproximadamente 100°C ao nível do mar), mas não entra em ebulição, ou seja, permanece em estado líquido. Este fenômeno é chamado de superaquecimento. Entretanto, quando inserimos um objeto metálico no liquido superaquecido, ele entra em uma intensa ebulição, explodindo.
 

FATO: O Sol sempre nasce no leste e se põe no oeste.

Mentira. A Terra está em constante movimento ao redor do Sol. Portanto, não há como o Sol nascer sempre na mesma direção geográfica (o leste), já que todos os dias o nosso planeta está em uma posição diferente em relação ao Sol. Além disso, as estações do ano também influenciam na posição no nasce e do poente do Sol. Desta forma, o único dia em que realmente o Sol nasce no leste e se põe no oeste, é no solstício, quando a posição em relação ao Sol e a duração do dia e da noite são simétricas.

FATO: Albert Einstein foi quem o primeiro a “descobrir” e a desenvolver a Teoria da Relatividade.

Mentira. A relatividade no movimento entre corpos e observadores já era estudada por Galileu Galilei na Idade Média. Já no século XIX, Lorentz já estudara a relatividade sob a mesma ótica de Einstein. Entretanto, foi Einstein quem deu a interpretação correta sobre a relatividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário