sábado, 3 de março de 2012

EQUAÇÃO QUÍMICA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - QUÍMICA


A equação química é a forma de se escrever uma reação química. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.

REPRESENTAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO QUÍMICA

REAGENTES → PRODUTOS

Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (I), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c).

Símbolos podem ser usados para descrever uma reação:

-catalisadores ou aquecimento: ∆

-formação de um precipitado: ↓

-quando a reação é reversível: ↔

-presença de luz: ƛ

Números são utilizados para descrever as proporções das diferentes substâncias que entram nas reações, veja a equação:

H2  + Cl2 → 2 HCl

Esse número que antecede o elemento, no caso o número 2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação.

Através de uma equação é possível saber praticamente tudo sobe uma reação química.

BALANCEAMENTO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS
Segundo o cientista francês, Antoine Laurent Lavoisier, em uma reação química: “ A somas das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação.”
Esse enunciado é conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Para que uma reação química esteja de acordo com a Lei de Lavoisier, os números de átomos dos elementos devem ser iguais nos dois membros da equação, ou seja, a equação deve estar corretamente balanceada.
Exemplo de um balanceamento – EQUAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). A equação geral do processo:
12 H2O  + 6 CO2    C6H12O6  +  6 H2O  + 6  O2
Se um dos coeficientes da equação for multiplicado por um número, todos os coeficientes dessa equação deverão ser multiplicados pelo mesmo número. Verifique o número de átomos, de cada elemento no 1º e 2º membros da equação acima:
C: 6 átomos no 1º membro e 6 átomos no 2º membro.
O: 24 átomos no 1º membro e 24 átomos no 2º membro.
H: 24 átomos no 1º membro e 24 átomos no 2º membro.
Isto significa que a equação acima está corretamente balanceada, ou seja, os seus coeficientes estão ajustados.
Para contar o número de átomos de cada elemento, deve-se multiplicar o coeficiente pelo correspondente índice (número que fica abaixo e à direita do símbolo). Se o elemento aparece em mais de uma substância do mesmo membro, seus átomos devem ser somados.
Fonte: Brasil Escola

8 comentários:

  1. EU QUERIA UMA AJUDA ,SE POSSÍVEL , RS ' eu me chamo tamyres e entrei agr pro ensino médio .. cm estamos de ferias ainda n sei se irei gostar de quimica tanto cm gostei na serie passada , eu me encantei mt , porém, minha irma diz q é horrível e usa muita matematica... eu n suporto matemática.. mas adoro quimica ... estou pensando em desistir dessa profissão .. mas é que ela me encanta tantooo : ( o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei lá é uma materia boa

      Excluir
    2. Muitas coisas envolvem matematica, inclusive quimica, continue estudando quimica e se dedique, ela tem matematica e tudo mais tem matematica, mas nem por isso você eve desistir, faça o que você gosta ;D

      Excluir
  2. Amar matemática. Não como opção. Mas ela será necessária para você. Se você não aprender a gostar dela, você sempre vai pensar em desistir.
    Também estou no 1º ano. Eu não gosto daquela bagunça de números que o professor chama de álgebra. É estressante.
    Mas um dia eu vou entender alguma coisa que hoje eu não entendo. Aí vou me resignar e aceitar a matemática. Até a álgebra.
    Mas por enquanto, eu tô tentando aprender a gostar da matemática. É verdade.
    Nós seres humanos temos uma mania de detestar aquilo que não conhecemos. Se chama ignorância. E negligência.
    Então se supere.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a carga Elétrica que caracteriza o prótons?

    ResponderExcluir
  4. Preciso de uma ajuda tenho faltado muita aula por causa que trabalho muito mesmo eu tendo 15 anos bom trabalho para ajudar minha mãe mais isso não vem ao caso queria de ajuda por que na verdade não sei coisa alguma de química e com certeza vou rodar to no 1 ano do ensino médio alguém poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  5. é dificil mas é bom !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir