sábado, 3 de março de 2012

DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO – FÍSICA

DILATAÇÃO LINEAR



Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não e perceptível a olho nu, necessitando, assim, de equipamentos, como microscópio, para poder visualizar.

Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entres eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos se dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.

A dilatação linear é aquela em que ocorre a variação em apenas uma dimensão, ou seja o comprimento do material. Imagine a seguinte situação: uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti , é aquecida até uma determinada temperatura tf . O que se percebe é a que a barra, após o aquecimento, não tem o mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variação na sua dimensão, no seu comprimento, ela se dilatou.

Onde L= Lf – Li é a variação do comprimento, ou seja, a dilatação linear da barra. E t= tf – ti é a variação da temperatura da barra.

Mediante essas constatações foi determinada a seguinte equação para dilatação linear dos corpos : L= Li α ∆t, onde α é denominada de coeficiente de dilatação linear, é uma constante característica do material que constitui o corpo. Por exemplo, para o alumínio temos que α = 0,000023 por °C, isso quer dizer que o alumínio dilata 23 milionésimos de seu comprimento a cada 1°C de variação na sua temperatura, ou seja, uma dilatação muito pequena e que possivelmente só pode ser vista em microscópio.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário