domingo, 8 de julho de 2012

Refrigerante à base de cola desentope pia?

Até hoje nunca ficou comprovado se refrigerante à base de cola desentope pias ou privadas. As pessoas pensam assim em razão da presença de ácido fosfórico em sua constituição.



É muito comum ouvirmos as pessoas indicarem alguns refrigerantes à base de cola para desentupir pias. Mas será que isso realmente funciona?
Não. Contrariando o dito popular, refrigerantes à base de cola não servem para desentupir pias.
Mas, então, de onde surgiu essa ideia?
Bem, esses refrigerantes à base de cola (árvore da família das esterculiáceas, cuja semente contém alcaloides) contêm em sua estrutura um ácido denominado ácido ortofosfórico, que é mais conhecido por ácido fosfórico (H3PO4). Esse ácido é um sólido incolor encontrado no comércio, normalmente na forma de um líquido viscoso. O objetivo de seu uso nos refrigerantes é atribuir à bebida um sabor ácido, portanto ele age como acidulante. Ele também age como conservante, isto é, mantém o produto em bom estado (para ser consumido por mais tempo) e aumenta a percepção do sabor doce.
A confusão surge porque esse composto também é usado pela indústria com outras finalidades, como na indústria farmacêutica, na preparação de fertilizantes, em produtos antiferrugem e em produtos de material de limpeza. No entanto, as concentrações e proporções em que as soluções de ácido fosfórico são usadas em cada um desses casos são totalmente diferentes.
No caso dos refrigerantes do tipo cola, costuma-se ter 0,6 g de ácido fosfórico para cada litro da solução. Já o ácido fosfórico concentrado comercial, denominado ácido fosfórico xaporoso, é uma solução aquosa com 85% em massa desse ácido.
Também não é preciso se preocupar, porque o ácido fosfórico não faz mal ao ser humano; inclusive, em reações químicas que ocorrem em nossas células para o fornecimento de energia celular, são usados fosfatos (PO4-3), que são componentes do ácido fosfórico.
No entanto, isso não significa que você pode consumir a quantidade que quiser dessas bebidas sem que isso lhe cause danos à saúde. O excesso pode, sim, fazer mal, pois o fosfato pode reagir com o cálcio presente em nossos ossos e dentes, levando ao enfraquecimento dessas partes do corpo, causando até mesmo osteoporose, com o tempo.
Assim, a próxima vez que sua pia ou privada entupir é melhor você usar um desentupidor de pia do que desperdiçar vários litros de refrigerante.
Fonte: Brasil Escola - Jenifer Fogaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário