quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Chegamos em 2011!

Que as novidades desse ano sejam positivas para todos.

Algumas notícias para começar o ano:

Ministro da Educação propõe ensino médio em tempo integral

Mantido no cargo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, quer que a oferta de ensino médio em tempo integral, associado ao ensino técnico, seja uma das marcas do governo Dilma Rousseff. Segundo ele, a presidente aprova o novo modelo. A ideia é que os estudantes de todo o país possam fazer o curso regular num turno e, no outro, o profissionalizante.
Com esse projeto é possível enfrentar dois problemas ao mesmo tempo: dar sentido ao currículo da última etapa da educação básica e formar mão de obra qualificada.
A ideia deve enfrentar alguns desafios para ser implementada. Por exemplo, há professores qualificados suficientes para lecionar para essas novas turmas? Que tipos de parcerias serão necessárias – com estados e municípios?

Solução dos americanos para melhorar a qualidade de ensino

Os estadunidenses estão implantando um plano piloto para tentar melhorar a qualidade de ensino no país. A proposta é colocar câmeras em sala de aula para demonstrar como o professor está ministrando sua matéria.
Com a medida, seria possível assistir em tempo real a forma e o conteúdo passado e depois conversar com o professor, dar um retorno sobre as possíveis melhorias que ele pode fazer. Novos recursos podem ser sugeridos para tornar a aula mais atraente, por exemplo.
Há muita polêmica com relação ao plano, mas se for aprovada, a ideia é implantar em salas de aula de todo o país. Dessa forma, consultores espalhados pelo país poderão opinar sobre as aulas.

Brasil caminha lentamente na área da educação

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2009 foram divulgados no dia 7/12 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os resultados mostraram que o Brasil melhorou, mas ainda tem muito o que avançar.
No quesito leitura, dentre 65 países, o Brasil ficou em 53º lugar, a frente de Argentina e Peru, mas com pontuação abaixo do Chile, Uruguai, Trinidad Tobago e Colômbia. A primeira colocação ficou com a China.
Na área de ciências, os estudantes brasileiros atingiram 405 pontos. Em matemática, 386 pontos, enquanto a China obteve 600.
Se considerado histórico das médias das notas brasileiras no Pisa, o Brasil teve o terceiro melhor crescimento na década. Resultado de esforço do governo federal e alguns municípios.
Mesmo com resultados considerados bons, pela própria OCDE que organiza a avaliação, o país ainda está no nível 2 nas disciplinas, numa escala que vai de 1 a 6.

Diretores da rede pública estadual ficam no cargo até 31 de janeiro

Diretores das unidades escolares da rede pública estadual permanecerão em suas funções até o dia 31 de janeiro. A decisão foi tomada em conjunto pelo governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação Marco Antônio Tebaldi para que o ano letivo inicie, em 7 de fevereiro, sem imprevistos.
Nessa data, cerca de 750 mil alunos voltam às aulas nas 1.250 escolas da rede. Os 22.977 professores e servidores retornam ao trabalho uma semana antes. No entanto, para garantir o bom atendimento à comunidade, as escolas disponibilizarão atendimento externo a partir do dia 17 de janeiro.
O horário de atendimento deverá ser fixado em local bem visível na escola e as Gerências Regionais de Educação (Gereds) devem divulgar amplamente o horário nos meios de comunicação. As Gereds também poderão antecipar o início do atendimento externo caso haja necessidade.

Ano letivo na rede pública estadual começa no dia 7 de fevereiro

As aulas nas escolas da rede estadual de Educação terão início no dia 7 de fevereiro de 2011. Os servidores retornam ao trabalho no dia 1º do mesmo mês. O primeiro recesso escolar do próximo ano será entre os dias de 18 e 29 de julho, com reinício das aulas no dia 1º de agosto.
Nos dias 8 de março, 21 de abril, 23 de junho, 7 de setembro, 2 e 15 de novembro (feriados nacionais) e 15 de outubro (Dia do Professor) não haverá atividades escolares.
De acordo com a Diretoria de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED), os dias letivos previstos no calendário que não forem cumpridos em função de ponto facultativo serão, obrigatoriamente, compensados com aula em data anterior ao fato ou em horários de contraturno, também anterior à data.
Para qualquer aula não ministrada no transcorrer do ano letivo será aplicado o critério de antecipação ou oferta em horários alternativos.
Vale lembrar que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as escolas das redes pública e privada têm de cumprir, no mínimo, 200 dias letivos.

Confira o calendário escolar da rede pública estadual para 2011

1º /02 - Início das atividades dos professores e demais servidores.

07/02 - Início das aulas do 1º semestre.

18/07 a 29/07 - Recesso escolar para os alunos.

01/08 - Reinício das aulas do 2º semestre.

20/12 -Término das atividades escolares.

Sugestões de assuntos, mandar para:  fmacielsfs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário