O ON - Observatório Nacional do Rio de Janeiro é uma das instituições de ensino, pesquisa e prestações de serviços mais antigas do Brasil. Foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827 como Imperial Observatório do Rio de Janeiro (clique aqui para ver cópia do Ato de Criação autografado pelo imperador).
Com a Proclamação da República, em 1889, passou a ser chamado de Observatório Nacional. Desde 1999 o ON está subordinado diretamente ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Você pode conhecer um pouco mais sobre a história desta instituição nesta página.
Dentre os diversos serviços prestados à comunidade, cabe ao ON a determinação da hora legal brasileira.
Uma visita ao site do ON rende bons momentos de navegação e aprendizagem. Mas o mais legal é que agora você pode fazer um Tour Virtual ao observatório. É só clicar aqui e esperar o carregamento.
Assim que o sistema estiver 100% carregado, você verá uma tela inicial como a da foto lá no topo do post. O passeio começa automaticamente, com a câmera girando, dando uma panorâmica 360 graus do local.
Você pode assistir passivamente este giro de câmera ou começar a pilotá-la, o que é obviamente muito mais divertido! Experimente!
Aqui vão algumas dicas:
1. Assuma o controle clicando com o mouse na tela que para o giro automático imediatamente. Segurando o botão esquerdo do mouse clicado, você pode movê-lo (para esquerda, para direita, para cima e para baixo) para mudar o seu ponto de vista. Se o seu mouse tiver botão de rolagem, muito provavelmente ele poderá ser usado para dar zoom. As setas do teclado também permitem navegação direcional.
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
2. No rodapé da tela aparecem botões de controle (figura abaixo) que também permitem a você pilotar o passeio. Os símbolos usados são bastante intuitivos. E, ao colocar o mouse sobre cada botão, uma legenda aparece revelando a sua função. Com o último botão dá para abrir a imagem em tela inteira (full screen), eliminando as bordas e menu do navegador, o que é bem bacana.
3. Assim que o sistema é carregado, aparece no alto, no meio da tela, o símbolo que destaquei na imagem abaixo.
![](http://1.bp.blogspot.com/-Voq-to92Uwk/TxILYMoNSyI/AAAAAAAABOA/yT2m_zEUcvA/s320/on+3.png)
4. No canto superior direito da tela aparece um retângulo com uma imagem aérea do obervatório.
Clicando nas bolinhas vermelhas indicadas na imagem você navega diretamente para várias partes e prédios do observatório. Um pequeno cone vermelho na bolinha correspondente ao local onde você está mostra o ângulo de visão da câmera.
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
5. No canto inferior esquerdo da tela principal há uma janelinha que também permite escolher ambientes por onde navegar.
6. Fique atento durante a sua navegação. Podem aparecer setas, com a que destaquei na imagem abaixo.Estas setas também permitem interatividade. São botões que possibilitam entrar em prédios e salas dando continuidade ao passeio.
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
![](http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/pix.gif)
O mais divertido é ir navegando e, sem medo, clicando no que aparece, e descobrindo o que acontece.
Divirta-se!
Fonte: Física na Veia - Prof. Dulcidio Braz Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário