terça-feira, 31 de agosto de 2010

SED e TCE lançam 1º Concurso Estadual de Redação


A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), lançou nesta segunda-feira (30), o 1º Concurso Estadual de Redação. O concurso é resultado de um convênio firmado com o tribunal. O tema é "O Tribunal de Contas: orientar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público em favor da sociedade.

Direcionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais, o concurso tem como diretriz desenvolver o conhecimento sobre a utilização adequada das verbas públicas e incentivar o envolvimento da sociedade na fiscalização e cobrança em relação aos bens públicos e estimular o contato dos alunos com a Língua Portuguesa através da produção textual.

A SED irá garantir o apoio institucional, técnico e operacional para a realização do concurso. Já o TCE será responsável pela premiação e irá fornecer às escolas o material de pesquisa para a produção das redações.
Serão realizadas três etapas envolvendo as 36 Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR).

Cada secretaria selecionará uma redação. Em seguida, será realizada a etapa estadual, quando serão escolhidos três textos.

A premiação inclui 74 máquinas fotográficas digitais, quatro netbooks, dois microcomputadores e uma viagem para Florianópolis. Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site do tribunal:   http://www.tce.sc.gov.br/.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Questões - Calorimetria







Calor
(1) Para derreter uma barra de um material w de 1kg é necessário aquecê-lo até a temperatura de 1000°C. Sendo a temperatura do ambiente no momento analisado 20°C e o calor específico de w=4,3J/kg.°C, qual a quantidade de calor necessária para derreter a barra?








2) Um bloco de ferro de 10cm³ é resfriado de 300°C para 0°C. Quantas calorias o bloco perde para o ambiente?

Dados: densidade do ferro=7,85g/cm³ e calor específico do ferro=0,11cal/g.°C
O primeiro passo é descobrir a massa do bloco, sabendo sua densidade e seu volume (é importante prestar bastante atenção nas unidades de cada grandeza).




 
 
 
 
Conhecendo a massa, podemos calcular a quantidade de calor do corpo:




 
Como Q<0, a transferência de calor acontece no sentido do bloco para o meio ambiente (libera calor).


(3) Qual a quantidade de calor absorvida para que 1L d'água congelado e à -20°C vaporize e chegue a temperatura de 130°C.

Dados:
Calor latente de fusão da água: L=80cal/g
Calor latente de vaporização da água: L=540cal/g
Calor específico do gelo: c=0,5cal/g.°C
Calor específico da água: c=1cal/g.°C
Calor específico da água: c=0,48cal/g.°C
Densidade da água: d:1g/cm³
1L=1dm³=1000cm³
m=d.V
m=1000g


domingo, 29 de agosto de 2010

Bullying - O mal nas escolas!



O Bullying é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

A palavra "Bully" é de origem inglesa e significa "valentão". Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. Para o cientista norueguês Dan Owelus, o bullying se caracteriza por ser algo agressivo e negativo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, como escolas, universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.

Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.

Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas.

No entanto, as práticas do bullying no ambiente escolar também se referem às agressões de caráter físico. Um dos casos mais chocantes de bullying escolar foi o de Curtis Taylor, um aluno do oitavo ano de uma escola secundária em Iowa, Estados Unidos. Curtis foi vítima do bullying durante três anos consecutivos: era espancado nos vestiários da escola, suas roupas eram sujas com leite achocolatado e seus pertences, vandalizados. Curtis não resistiu ao sofrimento e humilhação e suicidou em 1993. Este não foi um caso isolado. Na década de 90, os Estados Unidos se depararam com uma onda de tiroteios em escolas, realizados por alunos que se intitulavam vítimas da prática.

Depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas, perda de auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool são os principais problemas associados ao bullying.

Texto: Sociologia - Nova Escola - http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

sábado, 28 de agosto de 2010

Alessandro Volta

O Conde Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu em Como, na Lombardia (atual Itália), numa época em que o nível de vida de sua família havia diminuído. Ao contrário do que se esperava o jovem Alessandro não seguiu a carreira eclesiástica.
Quando jovem, não mostrou ser um menino prodígio. Começou a falar apenas aos quatro anos de idade e sua família estava convencida de que ele possuía problemas mentais. Entretanto, aos sete anos, quando do falecimento de seu pai, alcançava o nível de perspicácia para crianças de sua idade. A partir de então, Alessandro começou a progredir intelectualmente. Aos quatorze anos, decidiu que seria físico.
Alessandro Volta ficou fascinado com as máquinas e equipamentos que conhecia. Nesta idade, ficou fascinado pelos fenômenos da eletricidade. Em 1774, foi apontado como professor de Física na High School de Como e, no ano seguinte, inventou a "eletrophorous", uma máquina que acumula a cargas. Alessandro Volta passou, então, a ser conhecido por sua invenção e pelo resultado. Em 1778, Alessandro foi o primeiro a separar o metano.
Em 1779, recebeu um cargo de professor na Universidade de Pavia, onde continuou com suas pesquisas e seu trabalho em eletricidade. Inventou outros dispositivos que envolvem eletricidade estática e recebeu a medalha de Copley da Sociedade Real, onde foi nomeado membro em 1791.
Seu feito principal não foi na eletricidade estática e sim na eletricidade dinâmica, mais precisamente em relação à corrente elétrica.
Em 1794, decidiu montar um dispositivo onde se encontrava dois metais diferentes, sem o contato de qualquer tipo de tecido. Como resultado de seu trabalho, obteve a informação de que havia uma corrente elétrica circulando entre os dois metais.
Aprofundando-se nas pesquisas, em 1800 Alessandro Volta comprovou sua tese construindo um dispositivo que produzisse um fluxo contínuo de eletricidade. Esse dispositivo recebeu o nome de "bateria elétrica", a primeira na história. Esta invenção levou Alessandro ao reconhecimento no mundo científico. Foi chamado à França por Napoleão Bonaparte em 1801 para demonstrar suas invenções. Recebeu medalhas e condecorações, incluindo a Honra da Legião e em 1810 foi senador do reino de Lombardy.
Durante toda a vida, Alessandro conseguiu honras e condecorações, independente do tipo de governo reinante na época, em diferentes países. Após a queda de Napoleão e a Áustria dominando a Itália, Volta conseguia manter-se em evidência.
Entretanto, a maior honra que Alessandro Volta recebeu foi de seus amigos e colegas cientistas, quando da definição de unidade de força eletromotriz. Esta unidade recebe o nome de Volt.

Fonte:  www.sofisica.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como surgiu a nomenclatura IUPAC?

Até o século XIX, os nomes dos compostos orgânicos eram dados arbitrariamente, apenas lembrando sua origem ou alguma de suas características. Assim, por exemplo, o H – COOH foi chamado de ácido fórmico porque era encontrado em certas formigas.

Com o crescimento do número de compostos orgânicos, a situação foi se complicando de tal modo que os químicos, reunidos no Congresso Internacional de Genebra, em 1892, decidiram iniciar uma racionalização da nomenclatura orgânica.

Após várias reuniões internacionais, surgiu a denominada nomenclatura IUPAC (International Union of Pure na Applied Chemistry).

A nomenclatura IUPAC é formada por inúmeras regras, com o objetivo de dar nomes bastantes lógicos aos compostos orgânicos, de modo que:

- cada composto tenha um nome diferente que o distinga de todos os outros;
- dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome, e vice-versa.

Qual a velocidade da corrente elétrica?

Quando você aciona um interruptor que liga uma lâmpada, na verdade está apenas fazendo com que um circuito se feche. Neste instante, os elétrons livres, presentes na fiação da rede elétrica da sua casa, sofrerão a influência de um campo elétrico e começarão se movimentar. Esta é a corrente elétrica.
Mas você já se perguntou com que velocidade estas partículas infinitamente pequenas se movem, para que a lâmpada se ligue praticamente no momento em que é acionada?



O primeiro pensamento que vem à mente é de que os elétrons percorrem o segmento do condutor, entre o interruptor e a lâmpada, em uma ínfima fração de segundo, levando-nos a pensar que a velocidade de deslocamento destes elétrons é próxima à velocidade da luz.
Na verdade, este raciocínio induz a um grande erro.
Para chegarmos à resposta certa, devemos pensar que o fio condutor, que normalmente é de cobre, é formado por infinitos átomos, desde seu início até a sua extremidade mais distante.
Portanto, ao fecharmos o circuito, acionando o interruptor, estamos fazendo com que todos os elétrons livres se movimentem. Não necessariamente os elétrons que estão próximos a você são os que farão a lâmpada funcionar.
Surpreendentemente, a velocidade de cada elétron é realmente baixa, experimentalmente chega-se a resultados próximos a 1 cm/s, variando conforme o material do condutor e as características do local onde se encontra.



E se pensarmos que as redes no Brasil têm caráter alternado, com frequência de 60 Hz (ou seja, o sentido do movimento da corrente muda 120 vezes a cada segundo), provavelmente chegaremos à conclusão de que é possível que os elétrons livres que estão próximos a sua mão no momento em que você aciona um interruptor podem nunca chegar a atravessar todo o segmento de fio, a ponto de realmente chegarem à lâmpada a qual está ligado.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pérolas da Física!





“o ser humano é constituído por um certo elemento químico que não existe na Terra mas que existe nas estrelas”
“a Terra surgiu de um embate de estrelas que foi chamado o Big-Bang”
“quando se deu o Big-Bang, houve como que um início de vida, porque era aquilo que se poderia observar da Terra, através dos utensílios utilizados nessa época”
“nós não aparecemos logo na Terra mas sim vimos desse Universo onde estão as estrelas, cometas e astros”
“o aparecimento do homem na Terra pode ter sido de uma colisão de dois planetas ou mais”
“a Teoria da Gravitação foi descoberta por Newton que dizia que todos os planetas teriam a mesma constituição física”
“existiu um grande físico que foi Isaac Newton, que disse que nada se fazia sem mecânica”
“A Astronomia teve grande avanço devido à descoberta do telescópio por um senhor chamado Hubble (1920)”
“As estrelas são constituídas por luz e ondas de rádio”
“Copérnico tentou desacreditá-lo (o Geocentrismo) mas por causa da Inquisição não teve nenhum resultado.”
“A cultura judaico-cristã pensava que a origem do Universo era devido a Brahma”

sábado, 21 de agosto de 2010

VESTIBULAR VERÃO 2011 - PUCPR


Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2011 da PUCPR


Universidade oferece opções de cursos de graduação tradicional em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2011 da PUCPR. O prazo termina no dia 15 de outubro. A taxa de inscrição, com desconto, é R$ 50 até 30 de setembro – após este prazo, o valor será R$ 90. O candidato deve acessar o site e efetuar a inscrição. As provas dos cursos de graduação tradicional serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo), das 9h às 13h, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo, e em Joinville (SC).

A PUCPR oferece 56 cursos de graduação tradicional, em diferentes turnos, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo.

Cursos Tecnólogos – Será realizado um processo seletivo especial com inscrições a partir do dia 13 de setembro e provas no dia 27 de novembro. São nove opções de tecnólogos em Curitiba e uma em Londrina.

Confira os cursos da Graduação tradicional

Câmpus Curitiba:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Biologia (bacharelado), Biotecnologia (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) - Filosofia (licenciatura), História (Licenciatura), Letras (Português – Inglês, Português – Espanhol, Português/licenciatura), Música (licenciatura), Pedagogia, Sociologia (licenciatura), Teatro (bacharelado) e Teologia (bacharelado).

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) - Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação (bacharelado), Desenho Industrial (Programação Visual, Projeto do Produto e Design Digital), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Química (licenciatura) e Sistemas de Informação (bacharelado).

Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) - Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Serviço Social e Turismo.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Marketing e Secretariado Executivo.

Câmpus São José dos Pinhais: cursos de Direito, Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

Câmpus Londrina: cursos de Direito, Administração, Teologia (Bacharelado), Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Câmpus Toledo: cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina Veterinária e Psicologia.

Câmpus Maringá: cursos de Administração, Direito, Filosofia (licenciatura), Nutrição.

Confira mais informações no edital do vestibular.     www.pucpr.br

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Mais de 84 mil catarinenses se inscreveram no Enem 2010

Um total de 84.529 pessoas que estão concluindo ou que já cursaram o ensino médio se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas objetivas e de redação serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Em Santa Catarina, o exame ocorrerá em mais de 60 municípios. Os candidatos serão informados sobre os locais de prova pelo correio. Os inscritos devem estar no local da prova com meia hora de antecedência, levando documento de identidade e cartão de confirmação da inscrição.

Em todo o Brasil, 4.611.441 pessoas se inscreveram. A região Sudeste concentra o maior número de inscrições (1.798.863), seguida pela Nordeste, 1.397.282) e pela região Sul, com 608.304 inscritos. Na região Norte foram registradas 414.051 inscrições, na Centro-Oeste 392.941.

O Enem - Esta é a 12ª edição do Enem. O objetivo é avaliar o desempenho do estudante ao final da sua escolaridade básica. A participação no exame é voluntária, mas o resultado é usado nos processos seletivos de várias universidades federais e de instituições particulares de ensino superior.

As provas - A cada ano, o conteúdo é alterado. As provas são constituídas de 63 questões objetivas de múltipla escolha e de uma redação. As áreas abordadas são: Ciências Naturais e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

O modelo de avaliação do Enem não leva em conta apenas a memorização, mas também a forma como se constrói continuadamente o conhecimento.

Créditos: Suely de Aguiar - Portal da Educação - http://www.sed.sc.gov.br

Cursos de graduação oferecidos pela UDESC

Cursos oferecidos pela UDESC em Joinville, e fiquem atentos que logo as inscrições para o vestibular estarão abertas.

UDESC

Ciências da Computação
Engenharia Civil
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção e Sistemas
Licenciatura em: Física, Matemática e Química
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Cursos de graduação oferecidos pela UNIVILLE

E aí alunos do 3º ano do Ensino Médio, para quem tem interesse em fazer um curso de graduação, de uma olhada nos cursos oferecidos pela UNIVILLE, em Joinville e São Francisco do Sul.

CAMPUS JOINVILLE

Administração de Empresas
Engenharia Ambiental
Administração da Produção e Logística
Engenharia de Produção Mecânica
Administração em Marketing
Engenharia Mecânica
Artes Visuais
Engenharia Química
Biologia Marinha
Farmácia
Ciência da Religião
Gastronomia
Ciências Biológicas
Geografia
Ciências Contábeis
Gestão Financeira
Comércio Exterior
 História
Desenvolvimento Regional
Letras
Design - PP ou PV
Matemática - Licenciatura
Design - Animação Digital
Medicina
Design de Moda
Odontologia
Direito
Pedagogia
Economia - Ciências Econômicas
Psicologia
Educação Física
Sistemas de Informação

SÃO FRANCISCO DO SUL

Na Unidade São Francisco do Sul são oferecidos os cursos de Administração de Empresas e Pedagogia.

Além disso, a Unidade atende as turmas do 3º e 4º ano de Biologia Marinha.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vestibular de Inverno FAEL 2010 - Pedagogia


MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.eadcon.com.br/

SC - SÃO FRANCISCO DO SUL - CEPET
RUA PROFESSOR JOAQUIM SANTIAGO Nº 72 - PRÓXIMO COLÉGIO FRANCISQUENSE
Bairro: CENTRO HISTÓRICO
Fone: (47) 3459-1251
Cidade: SÃO FRANCISCO DO SUL-SC
Email:PL.SAOFRANCISCODOSUL.SC@eadcon.com.br

Galileu Galilei

Quem foi


Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

Descobertas, idéias e estudos

Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo.

Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.
Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter[1], os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.


O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.



Agradecimento!

Gostaria de agradecer todos os elogios e visitas que tenho recebido por causa do Blog.

Para mandar sugestões de Post, mande pelo e-mail fmacielsfs@gmail.com, ou deixe um comentário.

Muito obrigado a todos pela confiança.

Abraços a todos.

Fábio Maciel

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ProUni, fique por dentro!


Estão sobrando cerca de 36.312 bolsas de estudo para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Governo federal, segundo informações da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSu/MEC).Estas bolsas que não foram preenchidas irão para a seleção de vagas remanescentes que será feita pelas instituições.
Conforme a SeSu, sobraram mais bolsas parciais do que integrais. Foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que trata do uso das vagas do programa que não foram preenchidas. Os benefícios das bolsas de estudos poderão ser oferecidas a estudantes que passarem por processo seletivo das instituições já para este semestre letivo ou para alunos veteranos com bom desempenho acadêmico.
Os benefícios também poderão ser oferecidos pelas instituições de ensino superior no processo seletivo do meio do ano.
Segundo o MEC, os estudantes e professores da rede pública de ensino, matriculados em licenciatura, normal superior e pedagogia e os alunos de qualquer curso autodeclarados indígenas tem prioridades em relação as bolsas estudo.

O que é e como funciona o ProUni:

O ProUni é um programa do Governo federal que oferece bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. E as instituições que participam do programa tem isenção de alguns tributos.
Para conseguir bolsa integral o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, que significa 50% da mensalidade, o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Também são oferecidas bolsas de 25% pelo o ProUni para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos para cursos com mensalidade de até R$ 200.
Para participar do ProUni é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais). Esses resultados do Enem serão utilizados como critério para a distribuição das bolsas de estudos. Os estudantes que obtiverem melhores notas no exame têm maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.




Final de ano se aproximando e diversos jovens estão se preparando para realizar o vestibular. Esses estudantes estão passando por uma das escolhas mais difíceis e uma das fases mais desgastantes e, para ajudar a ter uma noção do que estudar, listamos alguns dos principais assuntos da atualidade que serão abordados no vestibular deste ano.
O mundo sofreu com muitos fenômenos naturais e milhares de pessoas foram atingidas por essas tragédias, como por exemplo o terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro desse ano. Falando ainda sobre terremotos, o que atingiu o Chile em fevereiro, foi um dos mais forte no mundo desde 1900.
Uma das histórias que mais chocou o país teve seu desfecho em março. O casal Nardoni foi julgado e condenado.
Mas nem tudo é tragédia. A capital do país, Brasília, comemorou seus 50 anos com diversos shows. Além disso, um grande passo para o fim do preconceito foi dado e a Argentina tornou-se o primeiro país a permitir o casamento gay.
Esses e muitos outros temas poderão ser abordados nos vestibulares de todo o país. É preciso manter-se atento aos jornais, mas para auxiliar, a Editora Abril lança o Guia do Estudante Atualidades, que traz em uma única edição, tudo o que você precisa saber para se dar bem nas provas. O guia pode ser encontrado em qualquer banca de jornal.

Por Larissa Nalin - vestibular2011.com



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROFESSOR ESTUDANTE: ENSINO DE 9 ANOS (Legislação)

PROFESSOR ESTUDANTE: ENSINO DE 9 ANOS (Legislação): "ENSINO DE 9 ANOS (Legislação) LEI Nº 11.274, DE FEVEREIRO DE 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de d..."

terça-feira, 17 de agosto de 2010

JAMES PRESCOTT JOULE



     James Prescott Joule, nasceu em 1818, em Salford, Inglaterra. Filho de um próspero cervejeiro, pode dedicar-se a uma vida de investigação, sem preocupar-se com dinheiro.
     Recebeu instrução em Matemática, Filosofia e Química. Seu professor de Química foi o famoso John Dalton, um dos fundadores da Química Moderna.
     Aos 20 anos, ao iniciar suas pesquisas sobre o calor, estudou a conversão de energia elétrica em calor, aproveitando os geradores elétricos que haviam sido inventados poucos anos antes. Em 1840, obteve um fórmula relacionando a produção de calor com o valor a corrente elétrica que passava por um fio.
     A seguir, passou a investigar a conversão de outras formas de energia em calor. Passou água por pequenos orifícios para aquecê-la por atrito, comprimiu e expandiu gases, e por fim, realizou o mais famoso experimento: o da transformação de energia mecânica em calor. Em todos os casos, calculou o trabalho realizado e o calor gerado, observando sempre uma proporcionalidade entre ambos.
     Em 1850, foi aceito na Royal Society e nos anos seguintes continuou suas pesquisas, auxiliado pelo jovem William  Thomson, mais tarde conhecido como lorde Kevin. Juntos realizaram trabalhos sobre o comportamento dos gases.
    Realizou também experimentos em magnetismo, tendo descoberto o fenômeno da magnetostrição, segundo o qual uma barra de ferro altera ligeiramente seu comprimento ao magnetizar-se.
     Joule morreu em Sale, no ano de 1889.


Fonte: Universo da Física - Atual Editora - Sampaio, José Luiz - Calçada, Caio Sérgio


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Curso Técnico ou Curso Tecnológico

O que é  um curso técnico?

É um curso de nível médio que tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no mercado.

Quem pode fazer?

O curso técnico é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Ele pode ser cursado junto com o ensino médio ou após ele. Para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.

Quantos tipos de curso existem?

De acordo com levantamento do MEC, há 185 possibilidades de cursos técnicos, divididas em 12 eixos tecnológicos:

Ambiente, Saúde e Segurança
Apoio Educacional
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Hospitalidade e Lazer
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais

O que é um curso superior de tecnologia?

É um curso de graduação, geralmente com menor duração comparado a um bacharelado: enquanto este tem duração de quatro a cinco anos, o tecnológico dura dois ou três. Desenvolve competências profissionais mais específicas que esses cursos, voltadas a demandas do mercado de trabalho.

Quem pode fazer?

Como todo curso superior, o tecnológico é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se tecnólogos.

Quantos tipos de curso existem?

De acordo com levantamento do MEC, há112 graduações organizadas em 13 eixos tecnológicos:

Ambiente e Saúde
Apoio Escolar
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Hospitalidade e Lazer
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Segurança

Fonte: Uol Educação

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DIA DO ESTUDANTE

Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora.

Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante.

Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca ter pensado em desistir. É como se essa palavra não existisse no seu vocabulário.

Alguém que jamais quer estar em primeiro lugar,sem jamais ter passado por cima de qualquer pessoa que seja.

Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.

Parabéns a você estudante pelo seu dia.

Profº Fábio.

Palestra sobre o Patrimônio Histórico Cultural e Natural de São Francisco do Sul

Nessa Segunda feira (11 de agosto), foi realizado na E.E.B. Profª Claurinice Vieira Caldeira, uma palestra da Profª Kátia, sobre um projeto com o apoio da Vega do Sul, sobre o Patrimônio Histórico Cultural e Natural de São Francisco do Sul.
Após participarem da palestra, todos os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental (7ª e 8ª série), irão realizar um trabalho de pesquisa, sobre os Patrimônios Históricos da Cidade que eles conhecem e se identificam.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Governo libera recursos de R$ 1,6 bilhão para o ensino médio

Uma lei publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira libera recursos no valor de R$ 1,6 bilhão para o ensino médio. A Medida Provisória 484/10 assegura apoio financeiro aos Estados e ao Distrito Federal no valor de R$ 800 milhões, enquanto R$ 800 milhões serão transferidos às regiões Norte e Nordeste, no âmbito do Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio.

O programa será executado por meio de transferência direta aos Estados considerados prioritários pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), conforme os seguintes parâmetros:

- número de matrículas no ensino médio público
- indicadores disponíveis para aferir o desenvolvimento da educação básica, conforme calculado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
- valor anual por aluno a ser praticado em 2010, em cada fundo estadual, no âmbito do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O objetivo é incentivar a melhoria dos indicadores de qualidade, suprir recursos financeiros de forma a equalizar oportunidades educacionais e atender à ampliação das matrículas no ensino médio público do país.

A transferência de recursos financeiros será feita automaticamente pelo FNDE, sem necessidade de convênio, acordo, contrato, ajuste ou instrumento congênere, mediante depósito em conta-corrente específica em parcela única, até o décimo dia útil após a aprovação do crédito orçamentário para a finalidade.

A prestação de contas dos recursos recebidos deverá ser apresentada pelos estados até 30 de novembro de 2010.

Enem 2010 tem 4,6 milhões de candidatos inscritos

Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010. Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro.

O número de inscritos em 2010 é o maior desde que o exame foi criado em 1998. O recorde anterior tinha sido registrado no ano passado, quando a prova passou a ser utilizada nos processos seletivos das universidades federais. Cerca de 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o exame em 2009, mas a abstenção foi superior a 30%.

O Estado com mais candidatos inscritos é São Paulo: 827.818. Em seguida vêm Minas (538 mil), a Bahia (428 mil), o Rio de Janeiro (314 mil), Rio Grande do Sul (295 mil), Paraná (228,4 mil), Pernambuco (228 mil) e o Ceará (208 mil). O Sudeste e o Nordeste concentram quase 70% dos participantes.

Segundo os dados do MEC (Ministério da Educação), a faixa etária dos participantes é variada. Cerca de 70 mil têm menos de 16 anos e mais de 1 milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de meio milhão têm 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil.

A maioria dos candidatos --cerca de 2,7 milhões-- já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Outros 1,3 milhão estão atualmente cursando o último ano da etapa desses, 1,1 milhão são de escola pública. Pouco mais de 500 mil só concluirão a etapa depois de 2010 e participam do Enem como treineiros.

O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

Fonte: Folha.com - Saber -
http://www1.folha.uol.com.br/saber/779925-enem-2010-tem-46-milhoes-de-candidatos-inscritos.shtml

domingo, 8 de agosto de 2010

FELIZ DIA DOS PAIS!



Este homem que eu admiro tanto,

com todas as suas virtudes

e também com seus limites.

Este homem com olhar de menino,

sempre pronto e atento,

mostrando-me o caminho da vida,

que está pela frente.



Este mestre contador de histórias

traz em seu coração tantas memórias,

espalha no meu caminhar muitas esperanças,

certezas e confiança.



Este homem alegre e brincalhão,

mas também, às vezes, silencioso e pensativo,

homem de fé e grande luta,

sensível e generoso.



O abraço aconchegante a me acolher, este homem,

meu pai, com quem aprendo a viver.

Pai, paizinho, paizão...

meu velho, meu grande amigão,

conselheiro e leal amigo:

infinito é teu coração.



Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,

feito de lutas e incertezas

mas também de muitas esperanças e sonhos.

FELIZ DIA DOS PAIS!



sábado, 7 de agosto de 2010

Vestibular!!!!!


Pessoal do Terceiro ano do Ensino Médio, fiquem ligados nas datas das inscrições dos vestibulares.
Algumas datas já disponíveis:



ACAFE
(Furb, Udesc, Unc, Unerj, Unesc, Unibave, Unidave, Unifebe, Uniflac, Unisul, Univali, Univille,  Unochapecó, Unoeste, Usj, Bom Jesus, Uniarp)

Inscrições: 13 de Outubro a 12 de Novembro de 2010
Aplicação das Provas: 05 de Dezembro de 2010 - UDESC: 1ª FASE (24 de outubro de 2010) 2ª FASE (28 de novembro de 2010)
Horário da Prova: Das 13h às 18h
Resultado: Até 14 de Dezembro de 2010

UFSC

Inscrições: 28 de Setembro a 27 de outubro de 2010
Taxa de inscrição: 90,00
Aplicação das Provas: 19, 20 e 21 de Dezembro de 2010




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dúvidas!!!

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio, estão com dúvidas em relação a certificação do ensino médio pelo Enem.

A maior dúvida sobre esse assunto, é o recebimento do Diploma de Conclusão o Ensino Médio, caso o aluno não ter feito a inscrição da Prova desse ano.

Quem souber de algo concreto, deixe aqui seu comentário, que irei pesquisar, para poder tentar ajudar a tirar essas dúvidas, para sabermos mesmo o que irá acontecer.

Qualquer coisa,  no site do Enem tem na página principal, no item Legislação, as portarias que explicam o procedimento (na verdade também deixa algumas dúvidas).

Neve em Urubici/ SC!


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Isenção da taxa de inscrição do vestibular vocacionado UDESC

A UDESC, liberou o formulário para isenção da taxa de inscrição do vestibular vocacionado 2011/1.
È só acessar o site.

Quem estiver interessado em fazer o vestibular vocacionado da UDESC, fique ligado no site da UDESC.

http://www.vestibular.udesc.br/?eveId=5&acao=48

Udesc Joinville abre inscrições ao curso pré-vestibular gratuito

A Udesc-Joinville abriu nesta segunda-feira (2/8) as inscrições do pré-vestibular gratuito destinado preferencialmente a alunos egressos de escolas públicas de ensino e aos que já tenham concluído o ensino médio a mais tempo.

Serão oferecidas 40 vagas neste semestre. A pré-inscrição deve ser feita até o dia 5 de agosto na sala B12, na segunda-feira, das 17 às 21h, na quarta-feira, das 15h30 às 19h30, e na terça, quinta e sexta-feira das 13 às 17h30. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 6 de agosto no site http://www.joinville.udesc.br/.

A matrícula será realizada de 9 a 12 de agosto. Serão exigidos para a inscrição uma cópia do RG, CPF e histórico escolar do ensino médio. Os interessados passam por um processo de seleção que avaliará critérios como o ano de conclusão do ensino médio, bem como o fato de o candidato ter concluído o ensino médio em escola pública ou supletivo. Caso os 40 selecionados não compareçam para efetuar a matricula será feita a segunda chamada no dia 13 de agosto, e a matrícula no período de 16 a 19 de agosto.

As aulas iniciam dia 23 de agosto a 22 de outubro, para a primeira etapa do vestibular. Já para a segunda etapa, de 22 a 26 de novembro. As aulas serão ministradas das 19h às 22h15, na Udesc-Joinville, por alunos da universidade pré-selecionados pelo projeto. Serão oferecidas aulas de física, química, matemática e português, direcionadas principalmente para o vestibular de cursos oferecidos pela UDESC em Joinville.

As provas da primeira e segunda fase do vestibular vocacionado já foram definidas no calendário acadêmico e serão realizadas nos dias 24 de outubro e 28 de novembro.

Mais informações no telefone 47. 4009-7944, com o professor Edio.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Recado!

Hoje na Escola de Educação Básica Santa Catarina, acontecerá a missa de sétimo dia do Professor Gabriel Vassoler.
A missa começa as 18:30.
Estão todos convidados.

domingo, 1 de agosto de 2010

INÍCIO DAS AULAS!

Amanhã dia 02 de agosto, será o início das aulas em toda rede de ensino de São Francisco do Sul.
A partir de agora, todos terão pela frente um semestre que exigirá mais estudo e dedicação, principalmente daqueles que apresentaram mau desempenho nos últimos meses.
Vamos começar esse último semestre com o pé direito, aproveitando todo o conhecimento adquirido em suas aulas.
Desejo a todos os alunos e professores, um ótimo início das atividades escolares.