terça-feira, 17 de agosto de 2010

JAMES PRESCOTT JOULE



     James Prescott Joule, nasceu em 1818, em Salford, Inglaterra. Filho de um próspero cervejeiro, pode dedicar-se a uma vida de investigação, sem preocupar-se com dinheiro.
     Recebeu instrução em Matemática, Filosofia e Química. Seu professor de Química foi o famoso John Dalton, um dos fundadores da Química Moderna.
     Aos 20 anos, ao iniciar suas pesquisas sobre o calor, estudou a conversão de energia elétrica em calor, aproveitando os geradores elétricos que haviam sido inventados poucos anos antes. Em 1840, obteve um fórmula relacionando a produção de calor com o valor a corrente elétrica que passava por um fio.
     A seguir, passou a investigar a conversão de outras formas de energia em calor. Passou água por pequenos orifícios para aquecê-la por atrito, comprimiu e expandiu gases, e por fim, realizou o mais famoso experimento: o da transformação de energia mecânica em calor. Em todos os casos, calculou o trabalho realizado e o calor gerado, observando sempre uma proporcionalidade entre ambos.
     Em 1850, foi aceito na Royal Society e nos anos seguintes continuou suas pesquisas, auxiliado pelo jovem William  Thomson, mais tarde conhecido como lorde Kevin. Juntos realizaram trabalhos sobre o comportamento dos gases.
    Realizou também experimentos em magnetismo, tendo descoberto o fenômeno da magnetostrição, segundo o qual uma barra de ferro altera ligeiramente seu comprimento ao magnetizar-se.
     Joule morreu em Sale, no ano de 1889.


Fonte: Universo da Física - Atual Editora - Sampaio, José Luiz - Calçada, Caio Sérgio


Nenhum comentário:

Postar um comentário