sábado, 29 de outubro de 2011

Fotos da Mostra Cultural

No dia 27 de Outubro (quinta), foi realizado na Escola de Educação Básica Santa Catarina, a Mostra Cultural dos alunos do Ensino Médio e Magistério. Os alunos apresentaram todos seus trabalhos realizados durante o ano letivo.

Parabéns a todos os alunos e professores que se empenharam durante essa maratona.

domingo, 23 de outubro de 2011

Secretário da Educação vistoria obras em São Francisco do Sul

As obras de reforma e restauração da Escola de Educação de Básica Felipe Schmidt, no centro de São Francisco do Sul estão em andamento e o secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi fez uma vistoria técnica na tarde de sexta-feira (21).

Acompanhado da gerente de Educação de Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR)  de Joinville Heliete Staingraber e de equipe técnica o secretário foi conferir a qualidade do trabalho que está sendo executado.

O investimento é de R$ 351.027,77 de recursos descentralizados para a SDR. Só este ano a Secretaria de Educação destinou R$ 8.912.786,20 para investimento na área educacional da regional entre construções, reformas e demais necessidades das escolas.

O secretário também visitou a EEB  Claurinice Caldeira Vieira, onde na quarta-feira da semana passada rompeu a caixa d'água e determinou que se faça a substituição em seguida.  Logo depois  visitou a Victor Konder para verificar possíveis investimentos futuros e talvez a implantação do Ensino Médio Integral.

Outra escola visitada foi a  Engenheiro Annes Gualberto, no bairro Paulas, que atende 356 alunos do ensino fundamental. A última visita ocorreu  na EEB Nicola Baptista, onde  está prevista uma ampliação no piso superior para abrigar laboratórios e o implantação do Ensino Médio Integral.

Acompanhe a correção on line da prova de hoje (23/10) do Enem 2011

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2011-confira-o-gabarito-do-segundo-dia-de-provas

http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/6492-2-home.jhtm

http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI5427757-EI17103,00-Confira+a+correcao+online+do+ultimo+dia+de+prova+do+Enem.html

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cálculo Estequiométrico (Estequiometria)


O cálculo estequiométrico, apesar de temido por muitos vestibulandos, deixa de ser um problema se os seguintes passos forem seguidos: 

1.° passo – Montar e balancear a equação química. 
2.° passo – Escrever a proporção em mols (coeficientes da equação balanceada). 
3.° passo – Adaptar a proporção em mols às unidades usadas no enunciado do exercício (massa, volume nas CNTP, n.° de moléculas etc). 
4.° passo – Efetuar a regra de três com os dados do exercício. Equações químicas As reações que os elementos têm entre si para formar um composto são representadas por equações químicas. Exemplo da reação do hidrogênio com o oxigênio para formar água.


As substâncias no lado esquerdo são chamadas reagentes e, no lado direito, produtos. Os números antes dos símbolos (omitido se for 1) indicam a quantidade de moléculas. Os símbolos entre parênteses indicam o estado físico: (s) sólido, (l) líquido, (g) gasoso e (aq) solução aquosa (muitas substâncias só reagem em solução aquosa). Lembrar que a equação química indica a possibilidade de uma reação. Isto significa que a reação nem sempre ocorrerá com o simples contato físico das substâncias. Algumas precisam de aquecimento, outras,de meio aquoso, outras,de ignição (é o caso do exemplo),etc. 


Uma equação química deve ser balanceada, isto é, cada elemento deve ter o mesmo número de átomos em ambos os lados da equação. No exemplo dado, esta condição está satisfeita. O balanceamento significa a necessária igualdade de massas entre os dois lados da equação uma vez que não pode haver perda ou ganho de massa. 


Massa atômica, massa molecular 


Em química, no lugar das unidades convencionais, a massa de um átomo é expressa em unidades de massa atômica (u) que equivale exatamente a 1/12 da massa do isótopo 12C (carbono 12). Na unidade comum, corresponde a 1,6605402 x 10-27 kg . Pelo fato de o carbono 12 possuir 6 prótons e 6 nêutrons, concluímos que a unidade de massa atômica é, aproximadamente, a massa de um próton ou de um nêutron(1 próton=1,0081u; 1 nêutron=1,0090u). O átomo de 12C foi escolhido como átomo padrão na construção das escalas de massas atômicas. Sua massa atômica foi fixada em 12u. 
Unidade de massa atômica (u) é a massa de 1/12 do átomo de 12C. 


Massa atômica de um átomo – É a massa desse átomo expressa em u. Indica quantas vezes a massa do átomo é maior que 1/12 da massa de 12C. 
Massa atômica de um elemento – A massa atômica de um elemento é a massa média dos átomos desse elemento expressa em u. É igual à média ponderada das massas atômicas dos isótopos constituintes do elemento.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem 2011

O Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Neste sábado (23) os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

No domingo (23) será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas.

As provas terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de Ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. As provas terão 4h30 de duração no sábado e 5h30 de duração no domingo. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem no local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Você deverá conferir os dados antes de iniciar a prova

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

A redação

A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep às 20h da terça-feira (25), segundo o Inep. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, no dia 4 de janeiro de 2012 mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico  http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no 'Diário Oficial', a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
 
Fonte: G1/globo.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Simulado para o Enem!

Dia 17 de Outubro e 19 de Outubro de 2011, foi realizado o Simulado para o Enem com os alunos dos 3º anos na Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira.










Parabéns a todos que participaram e deixo aqui o meu desejo de Boa Sorte e façam uma ótima prova no sábado e domingo.

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor surgiu assim: celebrava-se o dia da grande educadora Santa Tereza D’Ávila, em 15 de outubro de 1827. Dom Pedro 1º baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. Pelo documento, “cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia teria sido ótima – caso fosse cumprida. Mas foi em 1947, 120 anos depois, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1.520 da rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, o Caetaninho. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos levavam doces de casa para uma confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração espalhou-se pelo País nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963. O documento definia a essência e a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Como estão as celebrações e as solenidades nos dias de hoje? Será que há muito a festejar? Os professores merecem. Mas parece que a educação ainda anda capengando. Antigamente, ser professor era uma grande profissão. Ele sabia muito, era bem preparado, um tipo polivalente, com presença marcante na sociedade. Hoje, também há bons professores, ao lado de outros menos bons. Aos bons, nossa homenagem sincera, que sejam sempre mais eficientes e abençoados por Deus. Aos mercenários, um alerta: para se mudar de jeito, nunca é tarde. Só se pode dar coisas boas na medida em que se é bom. Parabéns a você que é professor! Parabéns pela dedicação! Não desanime! O que você planta hoje colherá no amanhã! Plante boas sementes, a colheita será abundante.

Dom Irineu Roque Scherer
A Notícia, 14/10/2011 - Joinville SC

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Manual do Candidato para o Enem 2011

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manual-do-candidato-do-enem-2011
O que costuma ser exigido sobre as Leis de Newton?



Como o tema de transferência de energia pode ser abordado?



O que costuma ser exigido dos cálculos químicos?




Como os processos de separação podem ser abordados?


Quais as principais características do exame de Química no Enem?

Quais as principais características do exame de Física no Enem?

Enem 2011

Enem 2011, está chegando, as provas acontecerão nos dias 22 e 23 de Outubro. Assista o vídeo do Inep, tirando todas as dúvidas.