segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PRESSÃO DO VESTIBULAR: O QUE FAZER?

Em casa, os pais falam: “Você precisa entrar na melhor faculdade”. Na escola, os professores reforçam: “O curso superior vai garantir seu futuro”.

Na roda de amigos, o clima de competição se instala: ninguém quer ficar para trás. Essas três cenas são comuns para quem está prestando vestibular e servem para ilustrar a pressão que os jovens enfrentam na temporada de preparação para os exames. Isso sem contar a cobrança que vem de si mesmo.

O vestibulando passa a entender que a aprovação numa boa faculdade é uma. Por mais importante que seja o vestibular na vida de um jovem, pais e professores devem entender que a pressão e cobrança exageradas podem prejudicar o desempenho dos candidatos durante as provas.

Para a realização de uma boa prova, o mais importante é o equilíbrio emocional, essencial para responder as questões com concentração e segurança.

Quando termina o Ensino Médio, não necessariamente o aluno está preparado para encarar a vida universitária, como pensa a maioria dos pais. Nem sempre o vestibulando faz uma escolha consciente ou está maduro o suficiente para encarar uma faculdade. Às vezes, é melhor fazer mais um ano de cursinho ou até mesmo um curso técnico. Isso ajudará o jovem a escolher melhor a profissão que pretende seguir e até sentir-se mais seguro e maduro.

Para diminuir a pressão, pais e professores têm funções centrais. Eles nunca devem fazer comparações entre o desempenho dos filhos ou colegas, nem apontar o vestibular como a única saída para uma vida feliz e de sucesso.

Os pais e professores devem acompanhar os alunos, procurar ouvir suas dúvidas, mas acima de tudo, transmitir a eles tranquilidade para esse momento. Cada vestibulando deve procurar atividades prazerosas para compensar o estresse dos estudos.

E você se sente pressionado?





domingo, 28 de novembro de 2010

Para quem curte Atividade Física!


Atividade física e hidratação


A água é primordial para o bom funcionamento do organismo em todos os seus aspectos, por isso, uma boa hidratação é muito importante para quem deseja fazer uma atividade física saudável e ter uma boa performance.
Durante a atividade física, o corpo perde uma grande quantidade de água e alguns eletrólitos (sais minerais) pelo suor, com o objetivo principal de evitar o aumento excessivo da temperatura corporal. A quantidade de suor vai depender de uma série de fatores, incluindo a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, a superfície corpórea e o grau de intensidade da atividade física, podendo em alguns casos, chegar a uma perda maior que 1,5 litros por hora.
A ingesta inadequada de líquidos durante a atividade física pode levar a um quadro de desidratação e em alguns casos a distúrbios eletrolíticos como a hiponatremia (quantidade baixa de sódio no sangue) que levam a uma queda de performance e risco de sérias complicações.
Em primeiro lugar, devemos lembrar que uma hidratação adequada durante todos os dias, independente da atividade física realizada é muito importante.
Exceto em casos especiais, orientados pelo seu treinador, deve-se evitar os treinos em horários de muito sol e calor e dar preferência a roupas leves e claras nos dias mais quentes. Algumas pessoas têm o hábito de fazer atividade física com roupas quentes para suar mais, achando que isso leva a um emagrecimento. Na verdade, além de ser um conceito totalmente errado, pois não se perdem calorias pelo suor, esta prática inadequada aumenta o risco de desidratação, podendo levar a problemas sérios.
Em relação à hidratação para a atividade física, ela deve começar com a ingesta de líquidos antes do início das atividades, sendo que em atividades mais intensas ou competições, é interessante a ingesta de cerca de 500 ml de líquidos de 2 a 3h antes, permitindo que o atleta inicie a atividade física bem hidratado e que tenha tido tempo para que o organismo eliminasse quantidades excedentes.
Durante a atividade física, devem ser ingeridos cerca de 400 a 1000ml de líquidos por hora, através de pequenas ingestas a cada 15 a 20 minutos. O uso de bebidas esportivas (ex: gatorade) pode diminuir o risco de hiponatremia por conter uma pequena quantidade de sódio, no entanto, essa quantidade costuma ser menor do que a perdida pelo suor, podendo ser necessária a reposição de sódio em atividades intensas com duração superior a 3 a 4 horas. Uma dica para descobrir se você está fazendo uma hidratação correta é pesar-se antes e depois da atividade física, não devendo haver uma grande variação entre as medidas.
Por último, não podemos esquecer que a hidratação após o exercício é muito importante e a ingesta de líquidos deve ser feita independente da sensação de sede, pois o mecanismo que regula a sede pode estar um pouco prejudicado em condições de estresse, principalmente após a participação de provas.

Gastos de candidatos serão pagos por gráfica

Empresa custeará alimentação e transporte dos estudantes que refizerem o Enem. O Ministério da Educação (MEC) afirmou ontem que a gráfica RR Donelley, contratada para imprimir os cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bancará os gastos extras dos candidatos com a nova prova. Segundo o MEC, isso deve incluir os custos de alimentação e transporte de quem precisar se deslocar até os locais onde serão aplicadas as novas provas de ciências humanas e ciências da natureza.

O governo deverá anunciar até quarta-feira a data do exame, que será aplicada somente aos estudantes que foram prejudicados pela confusão nos cadernos de questões amarelo. O exame será reaplicado na primeira quinzena de dezembro – o provável é que seja no dia 4 ou 5. Até lá, o Inep e o consórcio Cespe/Cesgranrio terminarão de analisar 116.626 atas, num pente-fino que vai identificar todos os estudantes prejudicados pelos erros de impressão no caderno de questões amarelo, da prova do último dia 6.

Para garantir que o trabalho seja concluído a tempo, as três instituições farão plantão neste fim de semana. Cada um dos estudantes será notificado do direito de refazer o exame pelos meios habituais – via e-mail, telefone, carta e até por SMS, o popular torpedo. O ministério informou ainda que o calendário do Enem de 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos, com a previsão da divulgação dos resultados para a primeira quinzena de janeiro de 2011. O início do processo de seleção unificada para admissão de novos alunos pelos estabelecimentos de ensino superior está confirmado para segunda quinzena de janeiro de 2011.

Fonte: O Estado de SP/22/11/2010

A hora da verdade para quem faz vestibular no fim do ano

Às vésperas dos principais vestibulares no Brasil, especialistas dão dicas sobre como chegar às provas com conhecimento na ponta da língua. Fazer simulados é uma boa maneira de fixar o conteúdo exigido. Na frenética corrida contra o tempo, o primeiro passo, segundo o psicólogo e especialista em orientação vocacional Joyldson Gouvêa, é estabelecer horários rígidos para os estudos e aproveitar cada minuto para fazer uma boa revisão das matérias. “Agora, já não é mais hora de investir em novos conteúdos, pois o prazo é muito curto. Isso pode gerar insegurança e o aluno ainda corre o risco de desperdiçar um tempo precioso de rever conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Por isso, o ideal é dar prioridade aos resumos e à solução de exercícios”, diz Joyldson. Segundo ele, o melhor é reservar de quatro a seis horas diárias para o estudo em casa, além do período dedicado ao colégio e aos pré-vestibulares. Os estudantes ainda devem ter o cuidado de intercalar disciplinas complicadas com outras mais simples, gastando de 50 minutos a uma hora para cada uma delas. “Esse é o tempo ideal para cada matéria, porque depois disso o aluno começa a perder concentração. Ele deve começar sempre pelas mais difíceis, quando ainda está mental e fisicamente descansado, e depois partir para as mais fáceis. Por exemplo, estude 50 minutos de física e faça um intervalo de 10 minutos. Depois, passe para a história e dê mais um tempo de relaxamento. Em seguida, vá para a matemática e termine com o português”.

Fonte: Blog Otávio Auler

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Terceirão do Claurinice Vieira Caldeira

Enfim acabou, mais uma etapa cumprida!
Todos agora seguirão seus caminhos, suas vontades, seus projetos, trabalhando, continuando os estudos.
Meus parabéns a todos os alunos do terceirão do Claurinice. Fico grato pelo esforço de cada um, os grandes momentos que tivemos nas aulas de Química e Física e que aproveitem tudo o que aprenderam.
Valeu turma! Nos encontraremos muitas vezes ainda. 
Sucesso e muitas felicidades  para cada um de vocês.
Um forte abraços a todos.
Profº Fábio.

















sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

 





Ministério da Educação realiza Enade no domingo

Além dos problemas surgidos com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), outra prova promovida pelo Ministério da Educação (MEC) está causando polêmica: é o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), voltado para a avaliação de quem está cursando o Ensino Superior. A realização está marcada para o este próximo domingo, com a presença de cerca de 650 mil universitários em todo o país.

A presença dos estudantes é obrigatória. Caso não compareça, ficam impedidos de colar grau e receber o diploma. Alguns críticos do Enade pretendem boicotar a prova e planejam deixar a folha de respostas em branco como forma de protesto.

Muitos consideram que a avaliação expõe a falta de investimento nas universidades públicas, em detrimento das particulares. O MEC defende que a prova é válida para analisar a qualidade do ensino.

Aqui em São Francisco do Sul, a prova se realizará na Univille e na Escola Santa Catarina, a partir das 13 horas neste domingo dia 21 de Novembro.

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Novo Enem para quem teve problemas com caderno amarelo será na 1ª quinzena de dezembro

O MEC (MInistério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (19) que o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, a ser aplicada aos candidatos que tiveram problemas com o caderno de provas amarelo, vai acontecer na primeira quinzena de dezembro. O dia exato deve ser divulgado até o dia 24 de novembro.

Após a divulgação dos problemas -questões faltavam estavam repetidas na prova amarela- o órgão já trabalhava com as datas de 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro. Ainda está sendo apurada a quantidade de candidatos que poderão repetir a prova. O MEC diz que avisará os alunos que tiverem direito por SMS, e-mail, telefone ou carta.

Nesta sexta, o ministro Fernando Haddad fez uma vídeoconferência com representantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do consórcio Cespe/Cesgranrio, responsáveis pelas provas. É o consórcio que está fazendo a análise das 116.626 atas dos locais de prova.

Só faz a nova prova quem o MEC identificar que foi prejudicado

Com a derrubada da decisão, ontem (18), que permitia que qualquer um que se sentisse prejudicado refizesse a prova, o MEC diz que o calendário da prova continua seguindo o planejamento inicial. Nesta sexta, à 0h, termina o prazo para que o candidato peça a correção invertida da folha de respostas.

A suspensão da liminar foi determinada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria. Na decisão, ele afirmou que poderia causar "grave violação à ordem pública" deixar que o próprio candidato se dissesse prejudicado sem nenhum filtro do Estado. Faria disse, também, que alterar o cronograma fixado pelo MEC causaria atraso no cronograma do Enem.

Faria disse, ainda, que "não se pode admitir que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma de decisão por quem não possui competência para tanto", em referência à primeira liminar, derrubada pelo próprio desembargador, que suspendia o exame.

A hora da verdade para quem faz vestibular no fim do ano

Às vésperas dos principais vestibulares no Brasil, especialistas dão dicas sobre como chegar às provas com conhecimento na ponta da língua. Fazer simulados é uma boa maneira de fixar o conteúdo exigido. Na frenética corrida contra o tempo, o primeiro passo, segundo o psicólogo e especialista em orientação vocacional Joyldson Gouvêa, é estabelecer horários rígidos para os estudos e aproveitar cada minuto para fazer uma boa revisão das matérias. “Agora, já não é mais hora de investir em novos conteúdos, pois o prazo é muito curto. Isso pode gerar insegurança e o aluno ainda corre o risco de desperdiçar um tempo precioso de rever conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Por isso, o ideal é dar prioridade aos resumos e à solução de exercícios”, diz Joyldson. Segundo ele, o melhor é reservar de quatro a seis horas diárias para o estudo em casa, além do período dedicado ao colégio e aos pré-vestibulares. Os estudantes ainda devem ter o cuidado de intercalar disciplinas complicadas com outras mais simples, gastando de 50 minutos a uma hora para cada uma delas. “Esse é o tempo ideal para cada matéria, porque depois disso o aluno começa a perder concentração. Ele deve começar sempre pelas mais difíceis, quando ainda está mental e fisicamente descansado, e depois partir para as mais fáceis. Por exemplo, estude 50 minutos de física e faça um intervalo de 10 minutos. Depois, passe para a história e dê mais um tempo de relaxamento. Em seguida, vá para a matemática e termine com o português”.

Fonte: Otávio Auler - Diário Catarinense

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IF-SC divulga locais do exame que será realizado neste domingo

Os locais das provas do processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), que acontece no próximo domingo (21), já estão disponíveis no site  http://ingresso.ifsc.edu.br/. O total de inscritos este ano foi de mais de 13,5 mil.

Ao abrir a página principal, o candidato deve clicar no link "verifique seu local de prova". Na página seguinte, clicar, novamente, em "verifique seu local de prova". Ao fazer isso, aparecerá na tela do computador um espaço para ser preenchido com os seguintes dados: CPF e data de nascimento. Finalmente, o inscrito deve digitar sua senha para saber onde fará o exame.

Os cursos são oferecidos em três modalidades: integrado (Ensino Médio e curso técnico), concomitante (Ensino Médio em outra instituição e curso técnico no IF-SC) e subsequente (curso técnico pós Ensino Médio). Somente em Florianópolis já são oferecidos 16 cursos.

Para 2011, há vagas para os campi de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José e São Miguel do Oeste.

As novidades são os cursos de Guia de Turismo, em Florianópolis; e Biotecnologia, em Lages. Em Gaspar, a novidade é o curso técnico em Vestuário. Em Caçador, em Plástico; Edificações, em Criciúma; Informática, em Chapecó; e Agroindústria, em São Miguel do Oeste.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas cursos e as vagas no site do IF-SC e também pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Candidato que se sentir prejudicado poderá fazer Enem novamente, diz Justiça; AGU vai recorrer

A Justiça Federal no Ceará concedeu nesta quarta-feira (17) liminar que autoriza quem se sentiu prejudicado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 a fazê-lo novamente. Estão abrigados pela decisão os prejudicados pelo erro na folha de respostas e os que pegaram o caderno de prova amarelo. Para obter o benefício, o candidato terá que fazer a solicitação no site do Enem.

A decisão também determina a prorrogação do prazo para pedir a correção invertida do gabarito até as 23h59 de 26 de novembro. Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (19). De acordo com a decisão, os que tiveram problemas com a prova amarela poderão fazer reclamaçõess no sistema.

O MEC (Ministério da Educação), em nota, disse que a AGU (Advocacia Geral da União) vai recorrer da decisão, por entender que as medidas já tomadas são "justas".

"A AGU entende que as providências adotadas pelo Ministério da Educação no sentido de permitir aos alunos eventualmente prejudicados que requeiram a correção invertida, através de requerimento eletrônico disponível no site do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais], e a possibilidade de nova prova para quem não teve o caderno de questões amarelo com defeitos de impressão substituído pelos fiscais, é a medida mais justa para assegurar o direito aos alunos prejudicados, sem prejuízo daqueles que fizeram a prova regularmente, ou da apuração de outras ocorrências registradas em ata", afirma o ministério.

Fonte: Uol Educação

Haddad vê falha no modelo do Enem e sugere que nota seja válida por 2 anos


Em audiência a comissão do Senado, ministro da Educação reconhece que magnitude do exame o torna vulnerável a problemas e defende aplicação de prova no mesmo ano para dar nova chance de avaliação.

Após duas edições marcadas por uma série de problemas – vazamento da prova, falhas na encadernação, cabeçalho trocado, batalhas jurídicas –, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu ontem que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado mais de uma vez por ano e admitiu ampliar a validade do exame para dois anos. “A saída adequada e já planejada é que se realizem mais edições do Enem por ano. Isso vai mitigar, se não a totalidade, a quase totalidade dos problemas que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização da prova enfrenta com falhas às vezes humanas, às vezes ocorrências que não estão sob a sua responsabilidade”, disse. “É possível e desejável que haja mais de uma edição por ano do Enem.”

Na opinião do ministro, a aplicação de outra prova permitiria que o estudante se inscrevesse e fosse avaliado mais de uma vez – além disso, os exames poderiam ser diluídos em datas distantes entre si. “Se ele (estudante) participa de uma (prova) e não se dá bem, participa de outra. Em caso de abstenção, tem no seu horizonte uma nova oportunidade.” Nos EUA, disse, aplica-se o SAT (equivalente ao Enem) sete vezes durante o ano.

Fonte: O estado de SP/16/11/2010/ Rafael Moraes Moura/ BRASÍLIA

domingo, 14 de novembro de 2010

Gabarito Oficial do Enem - 2010

Click no link e faça o download do Gabarito Oficial, divulgado ontem pelo Inep.
O arquivo está em RAR, é só baixar e após extrair os arquivos.

 http://www.4shared.com/file/dYM0ek2A/Gabarito_oficial_-_Enem_2010.html

sábado, 13 de novembro de 2010

Justiça libera o Enem 2010

Exame havia sido suspenso após decisão da Justiça Federal do Ceará.
Ministro e advogado geral da União participam de reunião no Recife.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do TRF, a decisão saiu na manhã desta sexta-feira (12).

Após a decisão, o Ministério da Educação (MEC) informou que o gabarito e a página da internet que vai receber reclamações de estudantes prejudicados devem ser lançados ainda nesta sexta.

O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os erros verificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. De acordo com a decisão, também foram suspensas a divulgação do gabarito, a abertura de um site oficial para receber reclamações dos estudantes que se sentiram prejudicados e a realização da nova prova.

Decisão

Segundo nota divulgada pelo TRF-5, o desembargador Gurgel de Faria entendeu que "a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos" aos organizadores e candidatos de todo o país e que "a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior".

Na decisão, também é citado um prejuízo de cerca de R$ 180 milhões aos cofres públicos, referentes à contratação da logística necessária.

Gurgel de Faria defendeu ainda que a decisão da Justiça Federal cearense de suspender a prova devido a uma "eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a 2.000 estudantes, finda por prejudicar todos os demais".

O Ministério Público Federal do Ceará, autor da ação civil pública que resultou na liminar que suspendeu o Enem, informou que ainda não foi notificado. Segundo a assessoria de imprensa, o procurador federal Oscar Costa Filho aguarda a decisão da Justiça Federal do Ceará sobre o pedido de anulação do Enem, feito na quarta-feira (10).

Exame

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010. Logo depois da primeira prova, no sábado, os estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber as queixas e que os casos seriam avaliados separadamente.

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela. O ministério avalia a possibilidade de realizar um novo exame para essas pessoas.

Fonte: Globo/g1

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mostra Cultural


Sexta-feira (12 de Novembro) acontece a Mostra Cultural da Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira no período matutino.

Todos estão convidados a conhecer os trabalhos que todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio irão apresentar.

Horário: 7:30 às 11:30
Local: Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira - Avenida Dr. Nereu Ramos, Rocio Grande.

Coca-Cola x mentos

Experiência feita pelos alunos do 2º ano, hoje.
Para os alunos que pediram uma explicação mais detalhada, preste atenção no texto.
As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refrigerante, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo. O equilíbrio entre o gás e o líquido nos refrigerantes é facilmente quebrável. "Se você pegar um pedaço de gelo e jogar na Coca, também vão se formar bolhas em torno dele. Qualquer coisa que quebre a homogeneidade do sistema gás-líquido provoca uma saída de gás (CO2)". O ácido carbônico (H2CO3) presente no refrigerante é instável e rapidamente se decompõe: H2CO3 → CO2(g) + H2O

O Mentos desloca o equilíbrio na direção da formação do gás carbônico, que preso na garrafa aumenta a pressão, causando a explosão. Mas por que só com o Mentos ocorre a explosão? Mais densa que o refrigerante, a bala vai direto para o fundo da garrafa quando jogada lá dentro. Além disso, o Mentos tem ácido cítrico - o mesmo do limão -, que tende a aumentar a formação de gás carbônico. Outro fator é a superfície irregular da bala - vista pelo microscópio, ela apresenta buracos minúsculos. E, quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas. E a Coca Light, apesar de ter se consagrado na internet como o refrigerante ideal para essa bomba, não é a única bebida que provoca o jato. Experiências com guaraná e soda também deu certo, mas a Fanta deixou a desejar... Na teoria, isso pode acontecer com qualquer refrigerante, especialmente nos diet e light. Por ser mais denso por causa do açúcar, o refrigerante normal retém a expansão do gás carbônico. No refrigerante diet, que não leva açúcar na fórmula, as bolhas têm mais liberdade para se movimentar.




Parabéns a todos os alunos que trabalharam nessas últimas semanas para a confecção dos trabalhos práticos feitos em Química e Física da Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira.

MEC quer aplicar nova prova do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro

O Ministério da Educação pretende realizar a nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 4 e 5 de dezembro, para os alunos que receberam a prova com erro de impressão e não conseguiram trocá-la de imediato.

O Enem está suspenso desde a segunda-feira (8), por conta de uma decisão da Justiça Federal do Ceará, que atinge qualquer fase do exame, impedindo o ministério de dar prosseguimento às ações relativas à prova.

O MEC ainda enfrenta uma batalha na Justiça para limitar o novo exame apenas para os estudantes que receberam a prova com erro de impressão. A Folha apurou que, até agora, o ministério localizou menos 1.000 estudantes nesta situação.

A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu da decisão ao TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), pedindo que a suspensão seja cassada.

PROBLEMAS

No sábado (6), primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões. Já no cabeçalho da folha de respostas recebida por todos os alunos, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.

Ao todo, o Enem teve 4,6 milhões de inscrições neste ano. Porém, a abstenção foi de 27% no sábado e fechou o domingo em 29% --cerca de 3,3 milhões compareceram em 1.698 cidades do país. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção ficou próxima dos 40%.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorressem a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

Fonte: Uol Educação

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Campanha - Crack nem pensar!

 


http://wp.clicrbs.com.br/redecontraocrack/?topo=13,2,18,,,67

Inscrições para Acafe terminam dia 12 de novembro.

As inscrições para o vestibular de verão do Sistema Acafe terminam no dia  12 de novembro. A Acafe é a instituição oferece o maior número de vagas em SC. Faltam apenas dois dias.

São 14.931 vagas em 15 instituições catarinenses. As provas serão no dia 5 de dezembro.

A inscrição será apenas pela internet (veja detalhes abaixo) e custa R$ 58. Não é possível pedir taxa de isenção. O modelo da prova é o mesmo dos últimos concursos. São 60 questões objetivas, mais a redação. Ela será feita em 27 cidades do Estado, Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Uma das instituições participantes é a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que abre 2.257 vagas, em 68 cursos, nos campi de Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

INSCRIÇÕES

- Endereço eletrônico: www.acafe.org.br

– Valor: R$ 58 (não é possível pedir taxa de isenção)

PROVA

– Quando: 5 de dezembro

– Horário: das 13h às 18h

– Resultado: até 14 de dezembro

LIVROS EXIGIDOS

– Comédias Para Se Ler na Escola – Luis Fernando Verissimo

– Iracema – José de Alencar

– Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

– O Filho Eterno – Cristovão Tezza

– O Guarda-Roupa Alemão – Lausimar Laus

MEC elimina três candidatos que usaram Twitter durante aplicação do Enem

O MEC (Ministério da Educação) eliminou três candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último fim de semana. De acordo com o ministério, a decisão foi tomada depois da comprovação de que eles trocaram mensagens sobre o exame no microblog Twitter durante a realização das provas.

Os candidatos eliminados são de Minas Gerais, Pernambuco e do Tocantins.

O Enem foi suspenso em todo o país pela Justiça Federal do Ceará. As provas registraram 3,3 milhões de candidatos e foram marcadas por erros de impressão nos cadernos de provas e nos cartões de respostas.

Divulgação do gabarito do Enem está proibida, diz Justiça

A Justiça Federal do Ceará informou, na tarde desta terça-feira (9), que a divulgação do gabarito do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está proibida. Segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal cearense, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia ratificou a decisão divulgada na segunda-feira (8), que acarretou na suspensão das provas realizadas no último fim de semana.

Uma nota divulgada pela assessoria diz que “a liminar já havia deixado evidente que o Exame Nacional do Ensino Médio encontra-se suspenso, incluindo, obviamente, a divulgação de gabaritos e recebimento de recursos”.

De acordo com cronograma que havia sido divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o gabarito seria divulgado nesta tarde.

Falhas

O Enem 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado (6), estudantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela. O MEC já admitiu as falhas.

O ministério informou que vai abrir uma página na internet, na quarta-feira (10), para receber reclamações de estudantes prejudicados com o problema da folha de respostas. De acordo com o MEC, os inscritos podem pedir a correção invertida da prova.

Em relação à prova amarela, a estimativa é que cerca de 2 mil estudantes fizeram a prova que apresentava questões repetidas, sequência numérica errada e até algumas questões de um outro modelo aplicado, a prova branca. O ministério havia informado que avaliava a possibilidade de realizar um novo exame para esse grupo de alunos.

A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, entretanto, entendeu que a nova prova pode beneficiar alguns estudantes. “A disponibilização de requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo, e a intenção de realizar provas apenas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes. Do mesmo modo, novas provas não solucionaram o problema da segurança na aplicação do exame”, diz trecho da liminar.

Fonte G1

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Suspensão do Enem

Haddad afirmou que o MEC não foi oficialmente informado sobre a decisão da juíza Carla de Almeida Miranda, da 7ª Vara Federal do Ceará, que suspendeu o Enem em todo o País. Segundo o ministro, o MEC irá explicar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada no Enem e que permite aplicação de provas individualizadas, precisas e calibradas quanto ao nível de dificuldade. "As provas são rigorosamente comparáveis. Vamos levar essa questão à juíza. Tenho certeza que com os dados técnicos vamos convencê-la a rever sua decisão", afirmou.

O ministro enfatizou que o MEC recorrerá da decisão, caso a juíza não se convença de que os estudantes não serão prejudicados com a aplicação de uma nova prova. "Já tivemos inúmeras liminares contra o Enem. Quando esclarecemos à Justiça, o que tem acontecido é a revisão dessas liminares. É uma questão de levar às autoridades competentes as informações corretas", garantiu Haddad.

A divulgação do gabarito das provas do Enem está mantida para a próxima terça-feira (8). "Não estaríamos desrespeitando a juíza. Suspender (o Enem) significa a não utilização dos resultados que seriam divulgados somente em janeiro", ponderou.

Gráfica

A gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Enem, divulgou nota nesta segunda-feira em que afirma que foram distribuídos 21 mil testes com “defeito de ordenação”. Segundo o ministro da Educação, o contrato prevê aplicação de multa em caso de erro da gráfica, mas não especificou o valor. Os custos da reaplicação do exame serão assumidos pela gráfica, reiterou o ministro.

Quanto ao erro no cartão-resposta, que trazia os campos das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza invertidos, Haddad afirmou que a responsabilidade está sendo apurada. O ministro confirmou que a checagem da matriz do Enem é de responsabilidade do Inep, conforme consta no edital, mas afirmou que ainda não é possível identificar em qual parte do processo ocorreu o erro. "Abre-se um processo administrativo e se apura", enfatizou

MEC pode aplicar outro Enem para prejudicados por erro em prova

Esse texto foi retirado do Blog do Professor Otavio Auler - Diário Catarinense

http://wp.clicrbs.com.br/otavioauler/?topo=67,2,18,,,67


O Ministério da Educação (MEC) pode aplicar outro exame do Enem para candidatos prejudicados no sábado pelo erro de montagem no caderno de prova amarelo. Essa é uma das possibilidades contempladas na promessa do MEC de analisar “caso a caso” queixas de estudantes, mas só será adotada em última hipótese. O Estadão.edu apurou que, pelo balanço oficial, cerca de 20 mil alunos receberam cadernos com problemas, mas a maioria conseguiu trocá-los. Dessa forma, a estimativa é de que o número de candidatos com direito à nova prova seja bem inferior, de aproximadamente 2 mil.

Como é de praxe em vestibulares, os fiscais têm um estoque de segurança para repor exames com problemas. No caso do Enem, essa margem era de 10%, do total de provas impressas. Havia ainda a possibilidade de recorrer aos cadernos dos alunos que deixaram de fazer o Enem no sábado (cerca de 27% do total de 4,6 milhões de inscritos).

Apesar de o MEC considerar que a maioria dos alunos que receberam o caderno com erro de montagem foi alertada pelos fiscais e pôde fazer a troca, o Estadão.edu identificou hoje na porta dos locais de exame pelo menos três vestibulandos (em Curitiba e Belo Horizonte) que disseram ter recebido um segundo caderno com problemas.

A confusão aconteceu porque, para evitar cola no local dos exames, o Enem tem quatro versões do caderno de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas a folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com textos repetidos ou questões ausentes. Somando os dois fatores, vestibulandos como Henrique Reis, de Belo Horizonte, por exemplo, identificaram problemas em 31 das 90 questões do exame.

Estudantes que fizeram a prova no sábado enfrentaram outro tipo de problema, a inversão do cabeçalho do cartão-resposta entregue a todos os candidatos. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de Ciências Humanas estavam sob a tarja Ciências da Natureza e vice-versa.

O Inep afirmou que avisou fiscais para orientar os alunos. Mas a imprensa divulgou vários casos de estudantes que não foram alertados sobre o erro ou então só receberam o aviso horas depois do início da prova. Muitos deles afirmaram que se confundiram ou não tiveram tempo de fazer a marcação correta. O MEC admitiu que vários estudantes podem ter sido prejudicados e prometeu abrir espaço no seu site para receber, a partir de amanhã, queixas de candidatos, que serão analisadas caso a caso.

Fonte: Blog Otávio Auler - DC

O que você acha de tudo isso? Deverá ter outra prova?
Deixe seu comentário.



domingo, 7 de novembro de 2010

Download - Gabarito das Provas de ontem do Enem

Clique no link e faça o download.

gabarito - Prova 01 - Enem 2010.xlsx

Estudantes deixaram locais de prova do Enem

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 foi mais tranquilo, segundo estudantes que já deixaram os locais de prova, em São Francisco do Sul, neste domingo (7). No primeiro dia do Enem, no sábado (6), os inscritos reclamaram de problemas de impressão na prova amarela e na folha de respostas.

“Hoje a prova foi fácil e o dia foi calmo”, disse um aluno, que fez a prova na Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira. “As pessoas só estavam com receio de pegar a prova amarela.”

Roberta, de 17 anos, contou que a prova de português estava “fácil” e a de matemática, “um pouco mais pesada”. “Mas, mesmo assim, o dia estava calmo. O único questionamento da minha classe foi em relação às provas de inglês e de espanhol, porque os alunos já haviam optado por apenas um idioma e tiveram dúvidas na hora de preencher a folha de respostas. Mas os fiscais sabiam explicar.”

Rhuan, de 17 anos, disse que a prova de português estava “muito fácil”. “Mas a de matemática tinha umas questões difíceis e outras óbvias, que compensavam.”

“Neste ano, senti que a prova foi mais fácil que no ano passado, afirma Paola, 23 anos. “Na prova amarela [que ela fez no sábado], faltavam questões e havia erros de ortografia, mas, na prova cinza [deste domingo], não notei nada de errado.”

Paulo, de 17 anos, disse que reparou em erros de digitação na prova e ressaltou a dificuldade nas provas de matemática e inglês. “Para nós que viemos de escola pública, a prova de matemática tinha questões que nunca nos ensinaram”, comentou. Ela disse que, na inscrição, optou pela prova de língua inglesa mas, como recebeu as questões de espanhol também, acabou fazendo os dois idiomas.


Prova de hoje (domingo) - Resolução on line

Já está disponível a resolução da prova de hoje do Enem -  acompanhe on line.

http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/6163-2-home.jhtm

sábado, 6 de novembro de 2010

Resolução da prova on line - Enem

RESOLUÇÃO DA PROVA DE HOJE DO ENEM. TODAS AS QUESTÕES.
http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/6163-2-home.jhtm

Ministério da Educação admite erro em cartão da resposta do Enem - Segundo MEC, erro não gerou problemas no preenchimento dos gabaritos.

A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) admitiu, neste sábado (6), que foi verificado um erro de impressão no cabeçalho dos gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O problema, segundo o ministério, não alterou a correspondência entre perguntas no caderno de provas e as respostas.

Por meio da assessoria, o ministério esclareceu que o erro se deu em dois subtítulos que separavam as respostas. A ordem estava invertida. Mas o governo afirmou que a numeração estava correta.

Segundo estudantes ouvidos pelo G1 , no caderno de questões, os primeiros 45 itens eram de ciências humanas e suas tecnologias e os outros 45, de ciências da natureza e suas tecnologias. No caderno de respostas, o primeiro subtítulo, referente às primeiras 45 respostas, era de ciências natureza. E, depois, havia o anúncio das respostas de ciências humanas.

"Não há caso assumido de alguém que tenha preenchido o gabarito errado. Não há registros de conturbação. A prova segue na mais absoluta tranquildade e não pode gerar problemas futuros porque a prova está correta", afirmou a assessoria do MEC.

Questões

Neste sábado, os estudantes responderam a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, entra no exame pela primeira vez a prova de língua estrangeira. Os inscritos fizeram opção por inglês ou espanhol. No dia da prova, devem fazer apenas a prova escolhida e tomar cuidado para preencher o cartão de respostas.

Pelas regras deste ano, só é permitido fazer a prova com caneta esferográfica preta. É proibido entrar na sala de prova com relógio, lápis e borracha. Segundo o Inep, o objetivo é garantir a segurança do exame.

Outros itens que devem ficar fora das salas são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Fonte: Globo - G1

Nenhum estudante vai ser prejudicado, diz presidente do Inep. "Soares Neto afirmou que estudantes poderão reclamar em site".

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, disse que nenhum estudante vai ser prejudicado por causa do erro na impressão no caderno de respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Foi dada a orientação para que os estudantes seguissem rigorosamente a numeração [das questões", disse ele, em entrevista coletiva no fim da tarde deste sábado (6).

Mais cedo, a assessoria de impresa do Ministério da Educação havia admitido que houve uma inversão nos subtítulos do caderno de respostas. Segundo estudantes, no caderno de questões, os primeiros 45 itens eram de ciências humanas e suas tecnologias e os outros 45, de ciências da natureza e suas tecnologias. No caderno de respostas, o primeiro subtítulo, referente às primeiras 45 respostas, era de ciências natureza. E, depois, havia o anúncio das respostas de ciências humanas.

Na entrevista, Soares Neto informou que o Ministério da Educação deve abrir um espaço, no site, a partir da semana que vem, para que os alunos que se sentirem prejudicados possam abrir um requerimento. De acordo com ele, cada caso será analisado separadamente e pode haver uma "variação" na correção. "Quem preencheu invertido, o Inep vai corrigir de forma invertida", falou.

Para Soares Neto, essa falha não compromete a credibilidade do exame e não há risco de cancelamento da prova. Além disso, o presidente do Inep afirmou que não haverá atraso na correção.

De acordo com ele, o índice de abstenção foi de 27% neste sábado. A média, nas outras edições, foi de 28%. No total, neste ano, foram efetuadas 4,6 milhões de inscrições.

Fonte: Globo - G1



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Saiba mais sobre as quatro áreas de conhecimento cobradas pelo Enem

Desde o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a cobrar o conteúdo do ensino médio dividido em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

No sábado (6), as provas ocorrerão das 13h às 17h30, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (7), a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias. Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame.

Matemática e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano. Devem cair questões contextualizadas que exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandeza em comparação, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.

As perguntas, vão buscar a interpretação dos problemas matemáticos, fugindo da decoreba. “Será uma prova de raciocínio lógico, uma matemática diferente da que estamos acostumados na escola. Cobra conteúdos mínimos”.

Ciências humanas e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de história, sociologia, geografia e filosofia. Devem aparecer questões sobre evolução tecnológica, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros.

“São temas da atualidade, do período pós-guerra, a partir de 1945. Outra tendência é ter um tom mais critico e reflexivo”.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de português, literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. O aluno poderia optar entre inglês e espanhol.

Caem mais questionamentos que exigem interpretação do que gramática. Ainda de acordo, devem aparecer perguntas sobre manifestação cultural, modernismo e novas tecnologias.

Neste campo, a exemplo do ano passado, devem aparecer textos alternativos de revistas segmentadas, além de charges. “O aluno que tem uma visão critica, que leu durante o ano bons jornais e portais, vai sair na frente”.

Ciências da natureza e suas tecnologias

Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de química, física e biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer neste campo, além de temas sobre preservação ambiental, segundo os educadores.

Fonte: Globo e G1



Chegou a hora!!!

Chegou a hora pessoal.

Hora de aplicar todos os conhecimentos adquiridos.

Desejo a todos os alunos que irão fazer o Enem neste  final de semana, uma boa sorte, boa prova e façam com bastante atenção.

Não esquecer de preencher corretamente o cartão-resposta, e não deixem de levar a identidade e a confirmação de inscrição.

Abraços a todos

Profº Fábio.