sexta-feira, 30 de julho de 2010

LIGAÇÃO COVALENTE

A ligação covalente é um tipo de ligação química entre átomos, caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de Elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrónicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica. Existem dois tipos principais, a ligação-σ (ligação sigma) e a ligação-π (ligação pi).

Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois não-metais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.

Um tipo especial de ligação covalente é a ligação covalente dativa, também conhecida como ligação covalente coordenada, que ocorre quando um único átomo fornece ambos os elétrons da ligação.

Esse tipo de ligação tende a ser mais forte que outros tipos de ligações, como a iônica. Ao contrário das ligações iônicas, nas quais os íons são mantidos unidos por atração coulômbica não direcional, ligações covalentes são altamente direcionais. Como resultado, Moléculas covalentemente ligadas tendem a formar-se em um número relativamente pequeno de formas características, exibindo ângulos de ligação específicos.

Teorias de ligação covalente

Existem duas teorias que explicam como se formam as ligações covalentes entre átomos. A teoria da ligação de valência e a teoria das orbitais moleculares. Esta última é mais aprofundada, embora a primeira seja suficiente para uma compreensão simplificada da estrutura das moléculas.

Ligações múltiplas entre átomos que usam junto 9.453 electrões se chamam monovalentes, 9.454, bivalentes e 9.455, trivalentes.

Usando a mecânica quântica, é possível determinar a estrutura eletrônica, os níveis de energia, ângulos de ligação, comprimentos de ligação, momentos apolares, e espectros de freqüência de moléculas simples com baixo grau de precisão. Atualmente, comprimentos e ângulos de ligações podem ser calculados tão precisamente quanto podem ser medidos (precisão da ordem de poucos picômetros para comprimento e poucos graus para ângulos). Para o caso de pequenas moléculas, cálculos de energia são suficientemente precisos e úteis na determinação de calores de formação e energias de ativação. 

Exemplos de ligação covalente

O2 - cuja fórmula estrutural é O=O
H2O - cuja fórmula estrutural é H-O-H

Exemplo de ligação covalente coordenada (antiga ligação dativa)

N2O (óxido nitroso) - um dos nitrogénios faz uma ligação covalente coordenada com o oxigênio.

É importante lembrar que só acontece uma ligação coordenada se não for mais possível realizar uma ligação covalente molecular. A ligação covalente coordenada é representada por uma flecha (-->).



 

Proposta que proíbe castigos corporais faz Brasil pensar que tipo de educação deseja.

“A questão não é a proibição da palmada em si, mas sim de trazer o diálogo. A lei cumpre um papel para refletirmos que tipo de educação queremos”. A afirmação sobre o Projeto de Lei (PL) que pretende proibir castigos corporais como método de educação é do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fabio Feitosa da Silva.
O PL 7672/10 "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante". O castigo corporal é definido como uso da força física que resulte em dor ou lesão. E o tratamento cruel ou degradante é toda conduta que humilhe, ameace de forma grave ou ridicularize. “Ficou conhecida como a lei da palmada, mas em nenhum momento a lei cita esse termo”, aponta o presidente do Conanda.
A proposta modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), pois, segundo o governo federal, é necessário estabelecer uma definição mais clara para violência na infância e juventude. O Executivo enviou o PL à Câmara no início de julho. Ainda não existe prazo para ele ser votado.
Divulgada nesta semana, uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros é contra o projeto – 54% dos 10.905 participantes. Outros 36% revelaram ser favoráveis à proposta. No total, 72% dos entrevistados afirmaram ter sofrido algum tipo de castigo físico. A margem de erro é de três pontos percentuais.
“Há questões culturais que precisamos ajudar a mudar na sociedade. Quem nunca ouviu falar que trabalhar constrói valores desde a infância? Então, para alguns pais, a criança deve trabalhar desde cedo, mesmo sendo um crime”, analisa Feitosa. “Achar que o castigo físico educa vem embutido nas pessoas há muito tempo. No século XIX, existia a palmatória nos colégios e os professores ficaram desesperados quando isso acabou”.
Para Feitosa, o PL não legitima a intervenção na privacidade dos lares familiares. “A lei vem para garantir direitos humanos. Se há abuso, o Estado tem que intervir. A lei vai além da palmada”, conclui.

Texto original - Desirèe Luíse - Portal Aprendiz



quarta-feira, 28 de julho de 2010

Professor Gabriel!

O fim da Vida é sempre algo de muito doloroso, essencialmente para os mais próximos. Mas é ainda mais doloroso quando vem cedo e de um modo quase imprevisto. A Morte é um enigma, é algo sobre a qual não sabemos nada, que se aproxima de nós e nos leva quando muito bem entende.


Escreveu Goethe:

"A Morte é uma impossibilidade que, de repente, se torna realidade".

Muito obrigado Gabriel, por você viver entre nós, por ter sido uma  pessoa, dinâmica, profissional, gentil, amável, carismático, líder e amigos de todos.

Nós, professores, alunos e amigos, sentiremos muito a sua falta.

Que Deus te ilumine e te guarde.

Fábio Maciel

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais um ano de vida...

Neste meu dia, vibro com o amanhecer, respiro fundo, emito um sorriso de agradecimento a Deus por estar olhando o céu de lindo azul, com suas nuvens em flutuação amena a deslizar em formatos inusitados, exercitando a minha imaginação.

Para mim, o dia de hoje é tudo de bom que possa existir. porque eu amo a vida, amo observar os detalhes que ela nos oferece e poder aproximar-me da sabedoria que ela emana.

Ao contrário de muitos amigos, eu adoro apagar as velinhas, a comemorar a minha existência e a ouvir aquela musiqueta agradável: Parabéns a você...

É nesse momento que os meus olhos brilham muito mais e mistura-se com as chamas que vêm das velinhas colocadas estrategicamente no bolo de aniversário. Retorno feliz ao meu tempo de infância.

A soma dos anos vividos não pesou em meus cabelos, nem tampouco me fez amargo com as adversidades vividas com as injustiças que apareceram em meu caminho, dos desprezos sofridos.

Hoje, sou agradecido a Deus por ainda me permitir:
olhar o céu... com as suas nuvens deslizantes, com as suas estrelas brilhantes, com a sua lua encantada em dias serenos...

ouvir o trinado dos pássaros em sinfonias sem fim, bem como as lindas melodias em escalas variadas emitidas por um piano ou um saxofone em meus momentos de reflexão ou em meus momentos a dois...

sentir o perfume das flores, dos aromas das mais delicadas essências que combinam com o meu viver...

perceber, no poder do toque das coisas concretas, a diferença entre a suavidade de uma flor e a aspereza de uma pedra...

exprimir meus sentimentos em lágrimas, em sorrisos, em expressões dos mais variados sentir...

querer desfrutar da presença física de minha filha, com apenas um sorriso,com seu jeito de me amar...

conviver em família em união e carinho...

abraçar meus amigos reais e também os que não posso abraçar fisicamente, mas que posso abraçar com a alma...

Poder lembrar de uma pessoa que conviveu comigo, que sinto muitas saudades, que está sempre ao meu redor, que se foi para descansar, mas sempre me protegendo de tudo e de todos. Minha mãe.

Sou também muito grato a Deus por me presentear com um novo amor, poder viver a beleza de amar e ser amado, construir sonhos a dois e edificar uma nova vida...

Por tudo isso...

Eu amo este dia !

Eu amo viver !

Fábio Maciel

sábado, 24 de julho de 2010

Aprender Química é ver o mundo de forma diferente.

O ensino de Química na maioria das escolas, é ainda ministrado predominantemente através de aulas expositivas de uma forma dogmática. Nessas aulas expositivas, ao educando é induzida a adoção de uma atitude passiva, de pura contemplação, absorvendo os conteúdos sem questioná-los, "decorando" fórmulas, princípios e conceitos, os quais não consegue relacionar com as experiências vividas em seu cotidiano. Além disso, segundo vários pesquisadores, é fácil constatar que a maior parte das pessoas, mesmo após freqüentar a escola, conhece pouco de Química. Pouquíssimas delas conseguem se posicionar sobre problemas que exijam algum conhecimento desta matéria. No entanto a Química está relacionada a quase tudo em sua vida e elas precisam saber disso. Quando alguém come, respira, pensa, está vivendo processos, em parte explicados pelo conhecimento em Química.


terça-feira, 20 de julho de 2010

Desempenho das Escolas no Enem 2009!


COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO FRANCISCO DO SUL
Código: 42021979
Dependência Administrativa: Privada
Localização: Urbana
Modalidade de Ensino: EMR
Nº de alunos matriculados: 18
Nº de Participantes: 12
Média da Prova Objetiva: 521.48
Média Total(Objetiva e Redação): 555.53
ASSOC FRANCISQUENSE DE ENSINO
Código: 2021928
Dependência Administrativa: Privada
Localização: Urbana
Modalidade de Ensino: EMR
Nº de alunos matriculados: 56
Nº de Participantes: 18
Média da Prova Objetiva: 495.73
Média Total(Objetiva e Redação): 545.78
EEB PROFª CLAURINICE VIEIRA CALDEIRA
Código: 42021952
Dependência Administrativa: Estadual
Localização: Urbana
Modalidade de Ensino: EMR
Nº de alunos matriculados: 45
Nº de Participantes: 11
Média da Prova Objetiva: 489.88
Média Total(Objetiva e Redação): 535.85
EEB SANTA CATARINA
Código: 42021910
Dependência Administrativa: Estadual
Localização: Urbana
Modalidade de Ensino: EMR
Nº de alunos matriculados: 305
Nº de Participantes: 84
Média da Prova Objetiva: 476.76
Média Total(Objetiva e Redação): 513.38
EEB PROF NICOLA BAPTISTA
Código: 42021960
Dependência Administrativa: Estadual
Localização: Urbana
Modalidade de Ensino: EMR
Nº de alunos matriculados: 40
Nº de Participantes: 8
Média da Prova Objetiva:
Média Total(Objetiva e Redação):


sábado, 17 de julho de 2010

Questões para treinar!!!

E ai pessoal, cinco questões de Química, vamos treinar para o Enem e vestibular.
1- Analise o texto:
A energia de um subnível pode ser dada pela soma (n + ). Ocorrendo empates, terá maior energia o elétron com maior valor de n.” Portanto:
a) O subnível 4s tem maior energia que o subnível 3d.
b) O subnível 4p tem menor energia que 4s.
c) Para um dado nível sempre o subnível s apresentará maior energia que os subníveis p, d ou f.
d) O subnível 6d tem maior energia que 7s.
e) Poderão existir dois subníveis com a mesma energia real.


2- (OSEC) Algumas correções feitas por Böhr ao átomo de Rutherford referem-se:
a) ao eletromagnetismo
b) à quantização de energia
c) à teoria da relatividade
d) ao núcleo do átomo
e) n.d.a.


3- Com relação ao teste anterior, quando o elétron retorna de L para K, deve:
a) perder a massa e ganhar energia;
b) emitir energia na forma e ondas eletromagnéticas;
c) devolver energia (E 2 + E 1 );
d) devolver energia (E 2 – E 1 );
e) devolver energia E 2 .


4- (METODISTA) Os raios catódicos são constituídos por:
a) elétrons
b) prótons
c) cátions
d) ânions
e) n.d.a.


5- Analise o seguinte texto:
Todos os tipos de átomos, quando excitados, poderão emitir ondas eletromagnéticas correspondentes aos espectros visíveis, ultravioleta etc. Essas emissões podem ser analisadas pela Espectroscopia. Cada emissão proveniente de um átomo pode ser decomposta e fotografada, produzindo-se um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto característico de raias, ou seja, um espectro característico.”
O texto anterior explica:
a) por que o sódio emite uma luz amarela característica quando ativado;
b) por que 1 mol de gás nas CNPT ocupa um volume de 22,4 l ;
c) por que 1 mol de H 2 O apresenta 6 . 10 23 moléculas;
d) como podemos analisar a composição da Lua através da luz que ela reflete do Sol;
e) como determinar a massa de um átomo.

Respondam essas questões e me entregue no início das aulas. Postarei outras questões segunda feira (19 de julho).

Questões para treinar!!!

E ai pessoal, segue cinco questões de Física. Vamos treinar para o Enem e vestibular.
1- (FAFIPAR) Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
a) Celsius e Fahrenheit.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
2- (FMSC-SP) A formação de gelo no inverno constitui um fator que:
a) dificulta a continuação da queda de temperatura;
b) favorece a queda de temperatura;
c) não se pode prever como irá influir no clima;
d) não tem influência na queda de temperatura;
e) torna os efeitos do inverno muito mais rigorosos.

3- (FIA-SP) Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50ºC é:
a) 40ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
4- Um cubo de 1,0kg de gelo acha-se no interior de um recipiente de alumínio, de massa 2,0kg, ambos inicialmente a -10°C. Através de um aquecedor com potência de 1,0kW, o gelo é aquecido, transformando-se em vapor a 100°C, sob pressão normal.
Dados:
Calor específico sensível do gelo = 0,50 cal/g°C - Calor específico sensível da água = 1,0 cal/g°C Calor específico sensível do alumínio = 0,215 cal/g°C - Calor específico latente de fusão do gelo = 80 cal/g - Calor específico latente de vaporização da água = 539 cal/g
Equivalente mecânico da caloria = 4,18 J/cal.
Nessa transformação, a quantidade de calor fornecida ao sistema é de, aproximadamente:
a) 156kcal
b) 593kcal
c) 771 kcal
d) 829 kcal
e) 1000 kcal
5- (ACAFE-SC) Um gás ideal recebe calor e fornece trabalho após uma das transformações:
a) adiabática e isobárica.
b) isométrica e isotérmica.
c) isotérmica e adiabática.
d) isobárica e isotérmica.
e) isométrica e adiabática.
Respondam essas questões e me entregue no início das aulas. Postarei outras questões na segunda feira (19 de julho).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ler durante as férias!

Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferente das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos.
A melhor época para ler é durante as férias, pois temos mais tempo e menos preocupações.
Um livro pode nos apresentar diferentes contextos de mundo e de vida, pode nos levar a diferentes aventuras em terra de monstros, de seres estranhos e de magia. Existem livros que provocam diferentes sensações, há livros que nos fazem rir, chorar e até mesmo voltar ao tempo em que éramos crianças e acreditávamos em contos de fadas. Os prazeres proporcionados por um bom livro geram sentimentos e expectativas diferentes ao leitor, pois esse conhece coisas e situações diferentes das corriqueiras, mostra-lhe como reagir perante as dificuldades, como mudar seu futuro, entre outros.
Muitas pessoas quando entram de férias querem viajar e esquecer os problemas, para isso nada melhor que um livro, pois ele proporciona esses dois desejos. A leitura enriquecesse nosso vocabulário, amplia nossos conhecimentos, muda nossa forma de encarar os desafios, o jeito de resolver determinados problemas, etc. Grande parte das respostas para as dúvidas do homem se encontra nos livros. Há pessoas que gostam de livros literários, de livros científicos e outras de leitura religiosa, como a Bíblia, cada leitor tem um gosto e para cada gosto existe um livro. Atualmente muitos órgãos incentivam a leitura durante as férias, uma dessas formas de incentivo é a de abrir as bibliotecas durante o período de férias disponibilizando materiais atrativos e atuais, títulos que agradam a crianças, jovens e adultos. Uma das melhores formas de melhorar o conhecimento e o futuro do planeta é dedicar-se à leitura, pois os livros são uma rica fonte de conhecimentos.

sábado, 10 de julho de 2010

Festa Julina E.E.B. Profª Claurinice Vieira Caldeira

Hoje foi realizada a Festa Julina da Escola Claurinice Vieira Caldeira.
Muito obrigado a todos que compareceram e os professores e amigos que ajudaram.
CASAMENTO CAIPIRA

QUADRILHA

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Arraiá do Santa Catarina!




FESTA JULINA!!!

E ai pessoal, temos festa julina, nos seguintes dias:

10 de julh0 (sábado):

14:00 hs na Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira
19:00 hs na Escola de Educação Básica Santa Catarina no Ipiranga


17 de julho (sábado):

14:00 hs na Escola de Educação Básica Felipe Schmidt


Vamos prestigiar nossa Escola.

Aproveitem

sábado, 3 de julho de 2010

ENEM 2010

As inscrições do Enem irão até o dia 09 de julho. Não deixe para última hora.
Acesse o site a seguir, e dê uma olhada nas provas anteriores, e vamos começar a estudar!