quarta-feira, 30 de junho de 2010

ENEM 2010 - INSCRIÇÕES

Inscrições do Enem 2010 ocorrem entre 21 de junho e 9 de julho; prova será nos dias 6 e 7 de novembro.

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 começaram em 21 de junho, somente pela internet. O prazo termina em 9 de julho, às 23h59. A prova será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 35.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível na web, adotando os seguintes procedimentos:
*informar os dados pessoais;
*solicitar, quando necessário, atendimento especial ou diferenciado especificados em campo próprio do formulário;
*definir o idioma da sua prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
*selecionar o estado e o município onde deseja realizar as provas;
*indicar a pretensão de utilizar os resultados do Enem para fins de certificação de nível médio (no caso de uso do Enem para certificação, o inscrito deverá ainda indicar a Secretaria de Estado de Educação ou Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o qual deseja enviar seus dados e notas para pleitear certificação);
*preencher o questionário socioeconômico, obrigatório para a conclusão da inscrição;
*verificar se o envio dos dados da inscrição foi concluído com sucesso, conferindo as informações prestadas e o número de inscrição fornecido pelo sistema de inscrição;

Não deixe para última hora! Faça já sua inscrição.

Maiores informações: http://enem.inep.gov.br/

O que a Copa tem a ver com o que você estuda?

Desde 1994, a química tem transformado o futebol graças aos polímeros. O poliuretano tem sido usado como revestimento e o poliestireno, na parte interna da bola usada nos jogos.
Plásticos promoveram revolução em nosso cotidiano
Até meados do século 19, todos os materiais disponíveis para a criação de utensílios ou artefatos provinham de fontes naturais. Eram principalmente madeira, pedra, argila e metais.
O que a natureza não fornecia pronto para o uso era obtido a partir de transformações físicas simples, como no caso do vidro e das ligas metálicas (o bronze e o aço, por exemplo).
As fibras usadas nos tecidos provinham apenas das plantas e dos animais que forneciam algodão, linho, lã ou seda. Também não havia substituto para o couro e os ossos dos animais de corte nas aplicações em que eram matérias primas típicas (por exemplo, respectivamente, calçados e botões).
Estes materiais tinham muitas vantagens, a resistência e ductilidade dos metais, a versatilidade da madeira, a maciez da seda, mas também apresentavam problemas incorrigíveis: metais são pesados, madeira é indúctil e seda é cara.
Isto não foi um grande problema nas épocas em que toda a produção de artefatos era artesanal, em quantidades limitadas. A Revolução industrial mudou drasticamente este cenário.

Cadeia petroquímica
Os polímeros ou plásticos mais comuns são obtidos a partir de monômeros extraídos diretamente do petróleo, como o etileno, propileno e butadieno, originando assim os materiais tecnicamente conhecidos como polietileno, polipropileno e polibutadieno respectivamente.
A transformação do petróleo em plásticos segue a chamada cadeia petroquímica, na qual a refinaria transforma o petróleo bruto em nafta, que é enviada para uma central petroquímica que transforma a nafta em matérias primas diversas, dentre as quais os monômeros citados. No fim, indústrias de polimerização transformam os monômeros em polímeros.
As reações químicas envolvidas nesta transformação são relativamente simples. Tomemos por exemplo o polietileno, um dos plásticos mais comuns no nosso dia a dia, usado na fabricação das sacolinhas de supermercados, utensílios domésticos, brinquedos etc.
O monômero do polietileno é, como citado, o etileno, C2H4, cuja fórmula estrutural é:

Outros polímeros são sintetizados por reações semelhantes às exemplificadas pelo polietileno, sendo que a cada tipo de polímero corresponde um monômero específico e uma mecânica de reação própria.
Ao longo do século 20, a abundância e baixo preço do petróleo permitiram o vertiginoso crescimento da indústria petroquímica, particularmente a de plásticos. Com isto, nosso mundo que era de metal e madeira se tornou mais leve e flexível, com os polímeros ocupando cada vez mais espaço em nosso dia a dia.


Fonte: Uol Educação - Química

domingo, 27 de junho de 2010

Veja imagens de cometa colidindo com o Sol

Imagens divulgadas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), mostram a colisão de um cometa com o Sol. Ele atravessa a coroa --camada exterior do Sol com temperaturas acima de 1 milhão ºC-- e evapora na cromosfera --camada interna da atmosfera solar com temperatura de cerca de 100 mil ºC.
Com dados de instrumentos de uma dupla de espaçonaves denominada "Stereo", postas em órbita ao redor do Sol pela Nasa em 2006, cientistas puderam prever a trajetória, hora e local do impacto. A partir daí, a equipe utilizou o Observatório Solar Mauna Loa, no Havaí, para capturar as imagens do cometa.
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/740021-veja-imagens-de-cometa-colidindo-com-o-sol.shtml

Compartilhado por Folha.com

Blog Professor Estudante

Para meus colegas professores, visitem o blog Professor Estudante. Vale a pena conferir.
http://professorestudante.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Petróleo!

Para os alunos do 3º ano de Química
Surgimento do petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Uso e derivados
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Primeiro poço da história
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.
Maiores países produtores de petróleo
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.
Petróleo no Brasil
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.
A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.
O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.
Tipos de petróleo:
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
Aproveitem esse resumo, sobre o Petróleo, que logo iremos fazer um trabalho de pesquisa sobre esse assunto. Aguardem!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Olimpíada Catarinense de Química!

Acontecerá amanhã dia 24 de junho, a Olimpíada Catarinense de Química, na Escola de Educação Básica Profª Claurinice Vieira Caldeira. Todas as turmas do Ensino Médio do Matutino, irão participar. Cada série terá sua determinada prova, essas com 20 questões.


Boa Sorte a todos!

Profº Fábio.

Nova data para o simulado do Terceirão do Claurinice Vieira Caldeira.

Atenção alunos do Terceirão da E.E.B. Claurinice Vieira! Nova data para o simulado do 1º semestre!
Será nos dias 08 e 09 de Julho ( 5ª e 6ª feira ).
Se prepare, estude os conteúdos dados nesse semestre de suas disciplinas!
Não deixe para última hora.
Estude!
Maiores informações, Prof. Fábio ou Prof. Sandra (Supervisora Escolar).

domingo, 20 de junho de 2010

Aniversário da E.E.B. Santa Catarina

No dia 18 de junho, sexta-feira, foi o aniversário da E.E.B. Santa Catarina, que completou 52 anos de existência em nossa cidade.
Gostaria de parabenizar todos os diretores, professores e alunos da escola.

Parabéns a todos.

Inscrições para o Enem 2010!

CPF do participante será obrigatório e estudantes de Escola Pública não pagam.
As inscrições para o Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio começam na segunda-feira (21). O Ministério da Educação (MEC) informou que será necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.
Segundo o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal. Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.
As inscrições estarão abertas exclusivamente via internet entre 21 de junho e 9 de julho. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.
A taxa de inscrição será de R$ 35. Estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam. Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando uma declaração de carência.
Maiores informações, pelo site - http://www.enem.inep.gov.br/

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A qualidade da educação brasileira.

São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever. Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar. Em setembro de 2006, um grupo de empresários e políticos, com a participação dos meios de comunicação em massa, firmou um compromisso denominado de Todos pela Educação.
Nessa mobilização ficaram definidas algumas metas a serem alcançadas até 7 de setembro de 2022. São elas:
- Todo indivíduo com idade entre 7 e 17anos deverá estar na escola. -Todo indivíduo com idade de 8 anos deverá dominar a leitura.
- Os alunos deverão ter acesso a todos os conteúdos correspondentes a sua série.
- Todos os alunos deverão concluir as etapas de estudo (fundamental e médio).
- Garantia de investimentos na Educação Básica.
Números que retratam os problemas da educação brasileira:
• Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula.
• Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade.
• 61% dos alunos do 5ºano não conseguem interpretar textos simples. 60% dos alunos do 9ºano não interpretam textos dissertativos.
• 65% dos alunos do 5ºano não dominam o cálculo, 60% dos alunos do 9º ano não sabem realizar cálculos de porcentagem. Medidas que possivelmente poderão combater os índices acima apresentados:
• Mobilização da sociedade para a importância que a Educação exerce.
• Direcionamento de recursos financeiros para escolas e professores.
• Valorização do profissional da educação.
• Implantação de medidas políticas educacionais a longo prazo.
Texto realizado por Eduardo de Freitas - Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Olimpíada Catarinense de Química!!!

Inscrições abertas!

A partir do dia 6 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para a Etapa I da VI Olimpíada Catarinense de Química. As olimpíadas são provas de química elaboradas para alunos secundaristas de toda rede estadual de ensino, seja particular ou pública.
Poderão inscrever-se alunos, com idade até 18 anos, matriculados na rede de ensino médio de Santa Catarina.

As inscrições serão aceitas até o dia 14 de junho de 2010. Os exames da Etapa I serão realizados nas escolas inscritas na semana de 21 a 30 de junho de 2010.

No dia 14 de agosto de 2010, a Comissão Estadual divulga os resultado da Etapa I e as cidades pólo onde serão realizados os exames da Etapa II.

Maiores informações no site http://www.unisul.br/hotsites/olimpiada-de-quimica/inscricoes.html ou comigo mesmo, pelo e-mail fmacielsfs@gmail.com.

Lembre-se, a inscrição é até segunda-feira.

sábado, 5 de junho de 2010

Whatever!!! Frase da Teena ( Legendários )

Vídeo Whatever!!!! Legendários (Teena).... Muito engraçado!!!!

Aquecimento Global



O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano se tornou 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.
Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas se comprometem a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos. Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.
Texto - Brasil Escola.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Boas Vindas!!!

Sejam bem vindos...
Um blog sobre todos os assuntos.
Espero que gostem, e deixe seus comentários.
Abraços.
Fábio Maciel